O selo editorial Quarto de Jade disponibiliza uma edição nacional limitada a 50 exemplares numerados do livro Histórias Naturais de Jules Renard, ilustrado por Maria João Worm.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a descrição da editora:

O mais recente título publicado pela Quarto de Jade é um livro da autoria de Jules Renard com ilustrações de Maria João Worm e tradução de Carlos Pombo. Este livro de 168 páginas, formato 21 x 15 cm, tiragem de 50 exemplares numerados, apresenta-se com capa dura contendo 27 estampas, a cores, coladas, tendo o PVP de 30.00€. Encontra-se disponível para venda na loja do site, através deste link.

«Jules Renard nasce em 1864 e morre em 1910. Terei lido pela primeira vez as Histórias Naturais, com a idade aproximada de quando ele as escreveu e agora ilustro-as com a idade igualmente próxima da data da sua morte.
Eu apenas converso com ele, imagino-o como o rapaz ruivo que foi, e é dessa cor que pinto a luz reflectida na matéria das imagens e o azul serve para representar o céu ou a substância líquida.
Os textos que se organizam neste livro em sequência temática, numa sucessão quase diarística, têm a forte presença de serem descrições tornadas possíveis por uma observação directa tirada de acontecimentos vividos na primeira pessoa. Presença indispensável para reproduzir em palavras a exacta anatomia do movimento da Natureza, a ela se acresce uma ruminação autorreflexiva, que vai tomando em cada história tonalidades diferentes. No fluir aparentemente descontraído da sucessão dos textos, por vezes há contaminação no tema ou no tom da escrita, o que dá ao livro uma aragem: a graça de uma floresta ou de flores em baldios, crescendo condicionadas pela livre ocorrência do que não escolhem.
Diferentes seres partilham a condição de estarem vivos, relacionando-se no seu território, nem sempre de um modo pacífico, e em muitas histórias ensaia-se a contradição humana, inquirindo-se o convívio entre prazer e repugnância. À humanidade é dada apenas uma qualidade que se lhe acresce aos demais seres vivos, a consciência da responsabilidade sobre o seu desejo de domínio e violência gratuita.»
(Excerto do texto introdutório desta edição ilustrada, 2015 Quarto de Jade)

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.