No dia 24 de outubro, às 14h00, no evento Iberanime Porto, a editora Devir fará a apresentação da sua mais recente série de manga. Trata-se de Kenshin o Samurai Errante de Nobuhiro Watsuki, também conhecido pelos títulos Rurouni Kenshin: Meiji Swordsman Romantic Story (るろうに剣心 -明治剣客浪漫譚 / Rurōni Kenshin Meiji Kenkaku Romantan), Rurouni Kenshin e Samurai X. 

Este manga shōnen (público-alvo: rapazes do 8 aos 18 anos) da Shueisha foi originalmente publicado na revista japonesa Weekly Shōnen Jump entre 25 de abril de 1994 e 4 de novembro de 1999, sendo posteriormente coletado em 28 volumes.

Enquadrado no subgénero chanbara (samurai/luta de espadas numa época histórica do Japão), inicia-se na segunda parte do século XIX, nomeadamente no 11.º ano da Era Meji, seguindo a vida de um antigo assassino do Bakumatsu (os últimos anos da Era Edo), denominado Himura Kenshin. Após o seu trabalho contra o bakufu, Hitokiri Battosai desaparece para dar lugar a Himura Kenshin, um samurai errante que protege o povo japonês com a promessa de nunca mais tirar outra vida. O manga tem como temas a expiação, a paz e o romance.

No final da década de 90 do século passado, o manga foi adaptado a anime, numa série televisiva com 95 episódios. Foram ainda produzidos filmes de animação (para o cinema ou diretamente para vídeo), filmes com atores em imagem real, guias e livros de arte sobre a série, romances juvenis e videojogos.

Watsuki reviveria a série de manga em 2 ocasiões. Em 2012/2013, produziu onze novos capítulos (internacionalmente conhecidos por Restoration) e em 2014 publicaria uma nova história em 2 partes (Master of Flame).

Eis o vídeo de apresentação:

Eis a sinopse da editora:
A ROMÂNTICA HISTÓRIA DE UM ESPADACHIM DA ERA MEIJI
Há 140 anos, em Quioto, surgiu um guerreiro que, ceifando adversários com a sua lâmina sanguinária, passou a ser chamado Battousai, ou assassino. A sua espada ajudou a pôr fim aos turbulentos anos conhecidos como o Bakumatsu e abriu caminho à força para um período de maior progresso, a era Meiji. A seguir, esse homem desapareceu, e, com o decorrer dos anos, entrou na lenda. Rurouni Kenshin (nome do mangá original em japonês) é seguido por fãs de todo o mundo graças à sua combinação de pormenores históricos, batalhas espectaculares e, é claro, comédia romântica.

KENSHIN, O SAMURAI ERRANTE VOL. 1: KENSHIN – HIMURA BATTOUSAI
Nobuhiro Watsuki
204 páginas a preto
FORMATO: 126×190 mm
ISBN: 978-989-559-270-8
PREÇO: €9,99 PVR
Edições Devir

nota: imagem cedida pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.