Seu Nome Próprio… Maria! Seu Apelido, Lisboa!

Seu Nome Próprio… Maria! Seu Apelido, Lisboa!

mariaA chancela editorial Polvo da Rui Brito edições lançou Seu Nome Próprio… Maria! Seu Apelido, Lisboa! do autor brasileiro Henrique Magalhães. Desta feita, a Polvo não aposta no romance mas sim numa série de tiras cómicas.

maria_preview

A série Maria nasceu em 1975, no estado de Paraíba, Nordeste do Brasil, durante o regime militar. Foi precisamente na década de 70 do século passado que a produção de tiras cómicas se difundiu naquele país, com o teor crítico e contestatário. No entanto, a origem da banda desenhada brasileira humorística é mais antiga. Em 1867, o ítalo-brasileiro Angelo Agostini lançou a sua primeira história ilustrada na revista carioca O Cabrião, intitulada As Cobranças, sendo seguida em 1869 de As aventuras de Nhô-Quim ou impressões de uma viagem à Corte no jornal Vida Fluminense.

Maria inspirou-se nas tiras de BD críticas que circulavam em publicações alternativas, e com o amadurecimento do autor e o seu envolvimento no movimento estudantil e no movimento gay, Maria tornou-se porta-voz de uma parte de uma geração.

A série Maria não é desconhecida dos portugueses. Na década de 90 circulou no semanário Algarve Região. E do seu currículo internacional consta também o fanzine francês La bouche du monde. No entanto, esta é a sua primeira edição em livro fora do Brasil, numa altura em que a personagem conta com 40 anos. Apesar da selecção de tiras percorrer diversas fases criativas, concentra-se no material produzido mais recentemente.

Eis a sinopse:
“Maria” notabilizou-se pela crítica aos desmandos do poder autoritário que se instalou no Brasil nas décadas de 1960 e 1980. Se inicialmente era uma solteirona em busca de companhia, a pouco e pouco foi-se posicionando contra a ditadura militar, o cerceamento das liberdades políticas, a censura e os costumes arcaicos que estruturavam uma sociedade machista, racista, homofóbica e conservadora. Esta edição mostra essenicalmente a fase mais actual da personagem, que mantém a sua verve crítica e humorística. Zefinha, Maria e Pombinha formam o trio que produz várias reflexões sobre o quotidiano brasileiro e são, ao mesmo tempo, a voz inconformista do autor, bem como de parte da sua geração.

2 comentários em “Seu Nome Próprio… Maria! Seu Apelido, Lisboa!

  1. Uma vez vi num artigo sobre quadrinhos nacionais um fanzine chamado “Maria Olhai os Lírios no Campo” . Infelizmente (já faz muitos anos) na ocasião não pude comprar a revista e saber mais. É a mesma personagem?

Deixa um comentário