O BandasDesenhadas.com foi um dos convidados presente esta tarde na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, tendo visitado as montagens da Comic Con Portugal. Deste modo, a organização do evento promoveu que a comunicação social conhecesse e pudesse ver in loco como se constrói um evento deste género, uma espécie de preview/making of que pudemos acompanhar de perto e, inclusive, registar e reportar.
Realizámos, portanto, uma pequena fotorreportagem da percepção do que se passa por trás de toda a produção de um evento desta envergadura, registada entre as 15h30 e as 16h30, ao longo dos mais de 45000 m2 que a Comic Con Portugal 2015 ocupa.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
No que toca à banda desenhada, eis as principais alterações deste ano:
– ao invés do confortável e bem equipado Auditório B para as sessões de Comics, este ano improvisou-se um auditório de comics e literatura e uma sala de tertúlia de comics na área dos expositores; a boa notícia deste downgrade é a potencialidade de gerar melhores receitas para os expositores de editores e livreiros, devido à proximidade;
– do que se expôs, verifica-se que a literatura não gráfica compete nos mesmos espaços que os comics; no atual programa, existem muito menos sessões sobre banda desenhada do que o ano passado, mas o programa parece ainda não estar completo (por exemplo, os convidados Yves Sente e Iouri Jigonouv não constam do mesmo), pelo que tal poder-se-á não confirmar;
– a área de autógrafos de Comics localiza-se também na área dos expositores, potenciando melhores receitas para os expositores dos editores e livreiros, mas com um espaço mais reduzido para as filas do que o ano passado, as quais, dependendo da adesão, invadirão a área dos expositores;
– a área do Artists’ Alley do ano passado é este ano ocupado pela Galeria do The Lisbon Studio e outros expositores.
– a área de autógrafos de Comics do ano passado é este ano ocupada pelo Artists’ Alley; por um lado, ficam mais afastados dos Auditório e Tertúlia de Comics, bem como da zona de expositores e de todos os outros espaços; continua a ser uma área bastante isolada do restante evento; por outro lado, talvez este ano a sua presença se torne mais evidente aos visitantes do que o ano passado, senão à entrada no evento, pelo menos na altura em que estão a caminhar para uma das possíveis saídas.
Confirmámos ainda junto de alguns editores de banda desenhada, que à semelhança do ano passado, providenciarão sessões de autógrafos de autores de banda desenhada nos próprios expositores, pelo que se aconselha os visitantes a indagar junto de cada expositor em que esteja interessado se nesse dia decorrerão sessões de autógrafos ou outras atividades no expositor.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Grande reportagem, Enanenes. Estás feito num grande repórter fotográfico, a somar a todas as qualidades que demonstras (literárias, críticas) neste teu excelente espaço BD.
Um abraço.