Começamos hoje a apresentar 3 volumes de bandas desenhada editados este ano na coleção As Fantásticas Histórias da Madeira, que integram o projeto «Aprender a Madeira» e são editados numa parceria entre a Sétima Dimensão e a APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica.

Todos estes álbuns foram criados por autores madeirenses e visam “(…) dar a conhecer ao mundo os aspectos que distinguiram a Madeira nos vários planos da criação humana e que fizeram dela um espaço geográfico, físico e humano de interesse para a compreensão da história portuguesa e internacional.”

Os personagens das BD são fictícios mas foram criados a partir de documentados factos históricos sem os alterar, permitindo que o leitor conheça e fique envolvido com as personagens que estão relacionadas com os factos narrados. Planeia-se que estes sejam os primeiros de uma coleção que pretende apresentar anualmente novos episódios da história da Madeira para leitores de todas as idades.

O primeiro momento marcante da história da Madeira narrado na coleção é o ataque do submarino alemão ao porto do Funchal em dezembro de 1916. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Título: O ATAQUE DO SUBMARINO ALEMÃO!
Uma carta misteriosa enviada para o Sr. João Almeida Fonseca, obriga-o a revisitar as suas memórias do ataque do submarino alemão ao Funchal, em Dezembro de 1916 e a conhecer o outro lado desta história, do ponto de vista do Comandante Max Valentiner, responsável por esta investida ao Funchal.
Coleção: As Fantásticas Histórias da Madeira #1
Argumento: Roberto Macedo Alves
Ilustrações: Martinho Duarte Abreu
Projeto: Aprender a Madeira
Edição: APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica / Sétima Dimensão
Consultor Pedagógico: Prof. Doutor Nuno Silva Fraga
Apoio: Programa Intervir +- Para uma Região Cada Vez Mais Europeia!
Páginas: 64
1.ª edição: janeiro de 2015
ISBN: 978-989-99415-0-2

Roberto Macedo Alves nasceu em 1975, é Licenciado em Engenharia Informática e coleccionador de BD. Está ligado à área da Banda Desenhada desde o ano 2000, quando venceu um concurso das Edições Devir e publicou a história “Portugal nas Asas da Fénix”, a primeira aventura dos X-Men em Portugal. É o proprietário da Livraria Sétima Dimensão e membro da Direcção das empresas Gymboree Funchal  e Formar+. Entre as obras de Banda Desenhada já publicadas estão “Os Sonhos do Maravilhas” e pequenas histórias incluídas nas antologias “Dead Future” e “Zona Negra”.

Martino Duarte Abreu basceu em 1973 e é um autor autodidata de Banda Desenhada que já publicou mais de 20 histórias para “comics” e “fanzines” americanos. Entre eles: “Dead Future”, “Grimm Furry Tales” e “Heroic Tales”, “Laces” e “Ravenson”. Neste momento está a trabalhar numa obra a ser publicada por uma grande editora em França.

A obra pode ser encomendada aqui.

nota: imagens cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.