UTZ de Rui Vitorino Santos é a próxima exposição da Galeria Dama Aflita, a qual será inaugurada no dia 19 de dezembro (sábado), pelas 17h00. A exposição estará patente até dia 30 de janeiro de 2016.

Eis a divulgação da organização:
“‘Um objecto fechado numa redoma de museu’, escreveu então, ‘leva a desgraçada existência de um animal num jardim zoológico. Em qualquer museu o objecto morre – de asfixia e do olhar fixo do público –, enquanto a propriedade particular confere ao dono de uma peça o direito e a necessidade de lhe tocar. Assim como a criança estica o braço para pegar na coisa que nomeia, também o colecionador apaixonado, o olhar em harmonia com a mão, restitui ao objecto o sopro vital do seu criador. O conservador de museu é o inimigo do colecionador.’” – Bruce Chatwin in Utz

Rui Vitorino Santos nasceu na Batalha, em 1971, e vive e trabalha no Porto. Doutorado em Arte e Design, área de ilustração. É professor de Design de Comunicação e Ilustração na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desenvolve em paralelo projectos de curadoria e investigação em Ilustração e participa regularmente em eventos individuais e colectivos na área da Ilustração. Co-autor do projecto de narrativas ilustradas online, Pandora Complexa. Membro fundador da associação e galeria Dama Aflita, no Porto, dedicada à ilustração e desenho.

nota: imagens cedidas pela galeria.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.