Outra novidade na Comic Con Portugal 2015 foi o livro O Infante de Daniela Viçoso, editado pela El Pep. Escrito e desenhado no âmbito do mestrado da autora em Inglaterra, tem como particularidade misturar a história portuguesa com o subgénero de manga boys’ love ou, simplesmente, BL (para saber mais sobre este subgénero recomendamos que se leia o artigo Não Deixarei uma Mulher Ter-te! de Ana Matilde Sousa, RIBDA).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
O INFANTE aborda a amizade e a cumplicidade entre o Infante de Portugal e o seu escudeiro. O início dessa relação próxima, desde as suas infâncias, até à sua fuga de Portugal. O cruzamento do código linguístico do Mangá com a estética da arquitectura portuguesa da época e dos maneirismos monárquicos de então. A vivência palaciana em contraponto com o romance poético dos dois personagens. A liberdade das emoções oposta ao formalismo e o rigor da etiqueta monárquica.

O INFANTE
Autora: Daniela Viçoso
Género: Mangá
Sub-género: Boys Love
80 páginas, preto e branco
Depósito Legal n.º 401230/15
PVP: 12€

DANIELA VIÇOSO é licenciada em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é mestranda em Ilustração na Kingston University London. O seu trabalho pessoal foca-se sobretudo em folclore e história portugueses e em temáticas do género boy’s love (BL). Dos seus trabalhos em BD, constam as participações nas antologias Parasitas e Zona Nippon 2, bem como o seu trabalho a solo Symposium (disponível para leitura gratuita online aqui). É a autora de uma capa variante do comic book norte-americano Adventure Time with Fionna & Cake: Card Wars #3 (setembro de 2015; Boom! Studios). Obteve o 1.º Prémio do escalão A (17 a 30 anos) no 26.º Concurso Nacional de Banda Desenhada – “Uma nova aventura de Quim e Manecas”, com a BD Quim e Manecas Pensam na Vida.

nota: imagens gentilmente cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.