Está patente até ao dia 2 de janeiro de 2016, a exposição Antes do Livro, na qual pode ser observado o trabalho preparatório para a narrativa gráfica situada no México O Livro dos Dias, de Diniz Conefrey (Quarto de Jade/Pianola Editores, 2014).

Utilizando diferentes materiais, como grafite, tinta parker, tinta waterman, art pen, pastéis de óleo ou lápis de cera, sobre papel, papel vegetal ou papel canson, além de registos fotográficos, existe uma inúmera quantidade de trabalhos realizados “antes do livro”, 24 dos quais se encontram expostos na Bedeteca da Amadora.

Eis a descrição:
Esta mostra inclui 24 trabalhos, entre originais e fotocópias, apresentando os vários processos de trabalho que estiveram na raiz do álbum de narrativa gráfica O Livro dos Dias. Desde estudos ambientais realizados nos anos 90, passando pela abordagem compositiva dos desenhos ou as várias fases de finalização das pranchas originais, esta exposição pretende dar uma perspectiva do trabalho interior e complementar subjacente a uma narrativa em extensão; baseando-se naturalmente numa prática particularizada de abordagem e modo expressivo no campo da banda desenhada. Os trabalhos estarão expostos na Bedeteca da Amadora que se inclui na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Avenida Conde Castro Guimarães, nº6, até ao dia 2 de Janeiro de 2016.

nota: imagens cedidas pelo autor.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.