Não foi por acaso que no dia 10 de outubro a Planeta Manuscrito promoveu o internacional Dia de Leitura Star Wars, o qual é celebrado desde 2012. Além da banda desenhada que temos divulgado (as 3 obras de Jeffrey Brown e a saga completa da adaptação dos 6 filmes à BD) a Planeta já tinha editado em Portugal 8 outras publicações, entre álbuns ilustrados e livros infantis (ao passo que a sua irmã Planeta DeAgostini tinha publicado nas bancas os 70 volumes da coleção Comics Star Wars).

Enquanto se aguarda pela publicação em português da BD Star Wars: O Ataque de Skywalker no dia 6 de janeiro e o primeiro tomo da BD Star Wars: Darth Vader em fevereiro, mais 5 livros infantis ou álbuns ilustrados são publicados entre o dia 23 de dezembro e o dia 6 de janeiro.

Entre os que já foram publicados, destaca-se o álbum ilustrado A Arte de Star Wars: O Despertar da Força. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Num formato generoso, este álbum profusamente ilustrado contém mais de 600 ilustrações a cores, todas devidamente devidamente creditadas aos artistas conceptuais e demais profissionais que participaram na fases de conceção, pré-produção, produção e pós-produção do capítulo VII da saga Star Wars. Entre as imagens, encontram-se pinturas, esboços, storyboards e blueprints, entre outras.

Eis a sinopse da editora:
Numa iniciativa sem precedentes, entre pela primeira vez no departamento de arte da Lucasfilm e descubra os mundos fantásticos, as personagens inesquecíveis e as criaturas inimagináveis de um dos filmes mais aguardados da história Um livro, com capa dura e sobrecapa, com um autor de excepção, que testemunha in loco todo o processo criativo do filme. Todos os pormenores do making of de O Despertar da Força, desde a formação das equipas iniciais, à contratação de artistas e desenhadores nas sedes da LucasFilm e nos Pinewood Studios. Vai ser possível acompanhar a fase de produção da Industrial Light&Magic, pela primeira vez com uma proximidade sem precedentes. Phil Szostak trabalhou como arquivista de imagem na Lucasfilm desde 2012 até o fim da produção do novo filme. Rick Carter o que prefaciou a obra, também fez parte da equipa da Lucasfilm e é um reputado desenhador de produção vencedor de dois óscares de Hollywood. Entrevistas exclusivas à equipa criativa que transformou em realidade a visão do realizador J.J. Abrams. Mais de 600 imagens inéditas a cores.
O arquivista de imagem Phil Szostak trabalhou no departamento de arte de O Despertar da Força como pesquisador e arquivista desde Dezembro de 2012 até ao fim da produção e colaborou com o departamento de arte de Star Wars durante seis anos na LucasFilm Ltd. Licenciado pela School of Visual Arts de Nova Iorque. O produtor de desenho Rick Carter ganhou dois Oscares da Academia, um pela obra Lincoln de Steven Spielberg e outro pela fantástica produção de James Cameron, Avatar.

A Arte de Star Wars: O Despertar da Força
Texto de Phil Szostak
264 páginas
Planeta
ISBN: 978-989-657-725-4
PVP: 44€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.