No dia 7 de janeiro, 1 ano após o atentado contra o Charlie Hebdo, a Bedeteca da Amadora inaugura a exposição Estúpidos, Maldosos e Semanais. Uma constelação em torno do Charlie Hebdo, a qual estará patente até ao dia 30 de janeiro.

Integrada no programa Os Cinco Sentidos da Banda Desenhada, conta com a curadoria de Pedro Moura, desta feita com a colaboração de Osvaldo Macedo de Sousa. Trata-se de uma exposição documental dedicada ao Charlie Hebdo e à constelação de autores e publicações ligados ao mesmo, como a revista Hara-Kiri.

É acompanhada de uma mostra de artistas do Médio Oriente e Ásia que têm sofrido em nome da liberdade de expressão. Intitula-se “Cartoonismo: uma profissão de risco?”.

Parte das publicações foram gentilmente emprestadas pelos Serviços da Bedeteca da Biblioteca Municipal dos Olivais.

No próprio dia 7, pelas 20h00, tem lugar uma mesa-redonda de artistas do cartoon editorial, estando já confirmadas as presenças de Nuno Saraiva, Rui Pimentel.e Osvaldo Macedo de Sousa

Integrado neste evento, realiza-se no dia 23 de janeiro outra sessão de debate, desta vez no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa,  de modo a se assinalar a data da morte do nosso “Pai dos quadradinhos”…

Estúpidos, maldosos e semanais. Uma constelação em torno do Charlie Hebdo
Bedeteca da Amadora – Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Inauguração | 7 janeiro | 20h00

De 7 a 30 de Janeiro
Entrada livre

nota: imagens cedidas pela organização.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.