Já são conhecidos os temas de 2016 a concurso para o XVIII PortoCartoon Word Festival. O tema principal é o Entendimento Global, sendo os Prémios Especiais de Caricatura dedicados a Charlie Chaplin e Sara Sampaio. Existe ainda a possibilidade de participar com tema livre.

Relembra-se que o Grande Prémio PortoCartoon tem o valor de 4000€. Os trabalhos devem dar entrada na sede do Museu Nacional de Imprensa até 29 de fevereiro de 2016, acompanhados da ficha de inscrição. A ficha e o regulamento podem ser consultados aqui.

Eis a divulgação da organização:

“O Entendimento Global” vai servir de mote para o PortoCartoon – World Festival de 2016, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
O convite à participação é lançado aos cartunistas de todo o mundo e apresenta as figuras emblemáticas de Charlie Chaplin e Sara Sampaio para prémio especial de caricatura.

Como se pode ler no Regulamento do PortoCartoon 2016, “foi com ironia que, há cinco séculos, Thomas Moore, pensou em utopias depois de criticar os abusos de poder, as desigualdades e distorções da época em que vivia. A sua cidade utópica continua a ser um belo contraponto às confusões e desmandos mundiais”. Em sintonia com o tema escolhido pela UNESCO – O Entendimento Mundial – “constitui, em si mesmo, um horizonte da utopia. Por isso mesmo, 500 anos depois, a Utopia (1516) continua a ser um livro precioso, pela sua atualidade.” Considerando que vivemos uma época de “contradições, conflitos, manifestações de força, abusos, dramas migrantes, violações de direitos, novos muros, ganância e estupidez de diferentes poderes que controlam o mundo”, os organizadores do PortoCartoon sublinham a importância da arte do cartoon para “promover o entendimento mundial, com o desentendimento do humor”. Voltando às palavras que Georges Wolinksi deixou gravadas no catálogo do PortoCartoon 2009, “o humor precisa da desgraça, do desastre, do desespero, da crise de nervos, para desabrochar”.

Charlie Chaplin e Sara Sampaio
Na sua 18.ª edição, o PortoCartoon lança mais dois prémios especiais de caricatura. Com início em 2013, o Prémio Especial de Caricatura focou, nesse ano, figuras como José Saramago e Manoel de Oliveira; em 2014 foi a vez de Nelson Mandela e Siza Vieira; em 2015 Ernest Hemingway e Cristiano Ronaldo. Para os Prémios especiais de Caricatura 2016, estão designadas duas grandes figuras de fama mundial: Charlie Chaplin (1989-1971) e Sara Sampaio Sara Sampaio (1991- ). Há cem anos Charles Chaplin vivia o seu ano de ouro. Em 1916 produziu alguns dos filmes de comédia mais importantes da história do cinema. Foi o ano de maior produção chapliniana: oito filmes, entre eles O Vagabundo (cuja personagem já havia criado em 1914). Figura imortal da história do cinema, Chaplin continua a encantar miúdos e graúdos em todo o mundo. Sara Sampaio, manequim natural do Porto e a viver em Nova Iorque, tem sido capa das revistas de moda mais famosas do mundo. Alguns dos anúncios que protagoniza têm um cariz risível, como o de fazer derreter o gelo, numa marca de hambúrguer.

Está assim lançada mais uma edição do PortoCartoon World Festival, que decorrerá, como vem sendo hábito, em Junho de 2016, integrando as Festas da Cidade do Porto – Capital do Cartoon.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.