No dia 21 de novembro de 2015, indicámos como os autores e faneditores se podiam candidatar ao Prix de la BD alternative 2016 do Festival International de la BD d’Angoulême, concedido desde 1982 à melhor banda desenhada sob a forma de fanzine ou antologia de autores diferentes.
O envio por correio de 11 exemplares do último número poderá ter desmotivado alguns, mas felicitamos que o Clube do Inferno esteja na corrida com a QCDI 3000 editada pela Chili Com Carne, ao lado de 28 outros zines publicados em diferentes países, alguns dos quais habitués nestas andanças, como o croata Komikaze (cujo #14 contra com duas BD de Amanda Baeza, Hollow e 7 Days of Awe, a última das quais com argumento de Pedro Moura) ou os brasileiros Café Espacial (cujo #15 apresenta a BD “O Meu Vizinho” da portuguesa Teresa Câmara Pestana) e Maria Magazine (tendo o livro Seu Nome Próprio… Maria! Seu Apelido, Lisboa! de Henrique Magalhães sido recentemente editado em Portugal).
Eis a lista completa dos zines que se candidataram ao prémio:
ADDICTIONS
BIEN MONSIEUR
CABOT COMICS
CAFE ESPACIAL
COSMOS 2015
DELEBILE
ESPRESSO
FAT – RAS
FLUTISTE
FREAK SHOW COMIX
FUTURS
L’ILE AUX GRANDS ENFANTS
KOMIKAZE
KRONIK
LAUDANUM
LAURENCE 666
LEGEND OF CHINESE
LGBT BD
MAIDAN
MARIA MAGAZINE
O TIRACO
PURE FRUIT
QCDI
SOUPIR
SPOIL
STRIP FANZINE
STRIPOLIS
TAIWAN COMIX
ZEBRA
O laureado será anunciado na cerimónia de entrega dos prémios, no dia 30 de janeiro (sábado).
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.