E no 5.º número (existiu um n.º 0), o fanzine de banda desenhada BD de Saul Ferreira passou a intitular-se BD – Fanzine de estudo da banda desenhada, ao invés de BD – Fanzine de divulgação da banda desenhada.

Este fanzine nasceu em outubro de 1977 (com o referido n.º 0), aquando do 1.º Salão de Banda Desenhada em Aveiro. O n.º 1 foi publicado em novembro de 1978 e o 2.º número em abril de 1979, a propósito do 2.º Salão, subordinado ao tema 100 Anos de Histórias aos Quadradinhos em Portugal. O 3.º número só viria a ser lançado em março de 1983 (clique na imagem das capas para a visualizar em toda a sua extensão).

De modo a coincidir com o 3.º Salão de Banda Desenhada em Aveiro, cuja fotorreportagem pode ser vista aqui, surgiu o BD n.º 4. Passados 33 anos, muito mudou, incluindo o editorial já ter sido escrito num processador de texto ao invés de uma máquina de escrever. Mudam-se os tempos, mudam-se os contactos, e no editorial registam-se as dificuldades em contactar e obter originais dos desenhadores que foram publicados em O Mosquito, tendo a solução passado por expor reproduções a cores ou a preto e branco.

Paradoxalmente, as restantes páginas do fanzine são constituídas por material preparado nos anos 80 para o número seguinte do fanzine, dedicado a Frank Bellamy, com a colaboração do The British Council (num artigo devidamente datilografado à máquina de escrever, conferindo ao fanzine um modelo anacrónico). Deste modo, do fanzine consta uma pequena biobliografia de Bellamy, incluindo-se publicações portuguesas nas quais o seu trabalho foi publicado, bem como a reprodução de algumas pranchas em língua portuguesa e inglesa.

Registe-se ainda que conjuntamente com o fanzine, foi publicado um catálogo dedicado ao 3.º Salão, com resumos biobibliográficos de António Cardoso Lopes (Tiotónio), Eduardo Teixeira Coelho, Vítor Péon, Jayme Cortez, José Garcês, José Ruy, Servais Tiago, Monteiro Neves, Fernando Bento, Carlos Alberto Santos, Artur Correia, José Manuel Mendes (Zé Manel), Eugénio Silva, Vitor Mesquita, José Manuel Soares, José Baptista (Jobat), Baptista Mendes, António Barata, José Antunes, Fernandes Silva e Júlio Gil.

Foi ainda reproduzido a cores, em miniatura, um exemplar do primeiro número de O Mosquito.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.