Lançado na primeira Feira Morta de 2k16, o livro desenhada Sentido de Orientação (teoria da rota deambulatória) foi inteiramente concebido por Marta Sales, no decorrer das aulas de Banda Desenhada na Ar.Co, com a orientação do ilustrador e professor Filipe Abranches.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Impresso em risografia sob o selo de autoedição Ostraliana, esta publicação foi financiada via crowdfunding.

Eis a sinopse da editora:
Sentido de Orientação (teoria da rota deambulatória) é um pequeno livro de Banda Desenhada, escrito em Português e Italiano. A personagem principal é uma raposa flaneur que deambula e pensa alto – “Acho que as coisas, quando se deixam esquecer, querem ser reinventadas”. De cabeça ocupada, a raposinha acaba por se deixar cair no padrão da calçada e entrar no mundo dos quadradinhos. O seu sentido de orientação e os encontros que vai tendo com os outros personagens determinam a sua deambulação no interior das vinhetas.

MARTA SALES (n. Lisboa, 1980) tirou o Curso Geral de Artes da Escola Artística António Arroio. É licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (licenciatura pré-Bolonha). Frequentou o Mestrado de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É aluna do 3º ano, do curso de Ilustração e Banda Desenhada da Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), Lisboa, tendo já realizado na mesma escola workshops de “Ilustração Infantil” com Yara Kono e “Ilustração de Storyboard” com Nuno Saraiva. Trabalhou em diversos ateliers como Arquitecta e Designer durante aproximadamente oito anos, nomeadamente em Barcelona, no Estudio Nogué, Onzain i Roig. Desenvolveu trabalho na área do Design Visual no âmbito do Festival de performance e artes da terra Escrita na Paisagem ’09. Produziu peças gráficas para a companhia Produções Cartuxo e para a produtora de cinema Azul Petróleo (sediada em São Paulo, Brasil). Participou em vários concursos e exposições. Foi monitora de Ateliers de Expressão Plástica para crianças dos 3 aos 9 anos e Professora de EVT – Educação Visual e Tecnológica no 2.º/3.º ciclo do ensino básico. Trabalha como paginadora e ilustradora free-lancer com trabalho desenolvido para editoras como A Tua Mãe* e a Verbo. Participa na produção de conteúdos do fanzine Nicotina Zine. Como artista visual tem especial interesse pela relação entre o desenho/ilustração e a música, apresentando live acts com projecção de ilustrações ao vivo das suas próprias canções.

Eis o vídeo de apresentação da maquete da publicação, aquando da proposta para crowdfunding:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.