Após O Elefante Diferente que Espantava Toda a Gente e Uma Cadela Amarela e Vários Amigos Dela, a Caminho torna a apostar no duo de autoras Manuela Castro Neves e Madalena Matoso para o seu terceiro livro em conjunto, O Pato Amarelo e o Gato Riscado.

Tendo Manuela Castro Neves uma história de projetos pedagógicos centrados na multiculturalidade, não será de estranhar que, para além da amizade, um dos temas do livro sejam as características que tornam cada um de nós simultaneamente únicos e especiais. A prosa é fluída e recorre frequentemente à rima, tornando ainda mais cativante a pequena aventura vivida pelos dois amigos. Tudo por uns patins para patos e skates para gatos…

Quanto a Madalena Matoso, é contida nos tons e socorre-se por vezes de figuras geométricas bem conhecidas dos mais pequenos para compor as suas ilustrações em cuidadas disposições, nas quais o tracejar da chuva é quase omnipresente. A economia de traço convive com elaborados tracejados, com os limites bem definidos a lembrar técnicas de colagem. As expressões dos dois amigos são cativantes, enquanto a de outras personagens. como o mocho, despertarão outras sensações, quiça hipnóticas!

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Um gato e um pato conhecem-se na Festa Outonal dos Animais. Apesar de serem muito diferentes, tornam-se grandes amigos. Um problema ocorrido numa caminhada que decidem fazer é ocasião para o encontro com outros animais simpáticos que, à sua maneira, tentam ajudar. Porém, acontece sempre alguma coisa que os impede. O que será? Uma história em que, além da solidariedade, a diferença é evidenciada como valor.

MANUELA CASTRO NEVES, professora do 1.º Ciclo, tendo larga experiência de trabalhos com crianças, é autora e coautora de diversas publicações destinadas à formação de professores.

MADALENA MATOSO é ilustradora. Em 1999 ajudou a criar o Planeta Tangeria, que reúne uma pequena equipa de ilustradores, designers e redatores. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014.

O Pato Amarelo e o Gato Riscado
Manuela Castro Neves & Madalena Matoso
Número Páginas: 40
Capa dura
Dimensões: 26.7 x 0.9 x 19.6 mm
Editora: Caminho
Tiragem: 1500 exemplares
ISBN: 9789722127752

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.