Gonçalo e a Bicharada… e outra história

Gonçalo e a Bicharada… e outra história

Este nova edição da Asa é composta por duas histórias diferentes destinadas às crianças, escritas por António Torrado e ilustradas por Catarina Correia Marques. Gonçalo e a Bicharada, aquela que dá título ao volume, apresenta-nos o menino Gonçalo e o seu avô, originando uma reflexão sobre o papel dos avós no bem-estar dos netos. O avô do Gonçalo pode não ter dito direito a nome na história – é frequente a perda de entidade de pais e avós no meio escolar, conhecidos frequentemente por mãe/pai/avó/avô de criança de tal  – mas certamente que está disposto a tornar o seu neto feliz, deixando a sua imaginação fluir muito além do passeio no jardim zoológico.

A “outra história” intitula-se A moedinha e pretende que os jovens leitores se apercebam da circulação física de dinheiro entre as pessoas. Porque quantas mãos passará cada moeda e que probabilidade existe da mesma retornar à posse de alguém? A moeda em causa é oferecida pelo tio – inominado – do Rafael e o leitor seguirá o seu trajeto.

As ilustrações das duas histórias são realizadas no formato de página dupla e ocupando a totalidade das mesmas, ofertando deste modo aos leitores imagens de generosas dimensões. Eventualmente, após a apreciação do conjunto do página dupla, o sentido da leitura poderá originar que o leitor se concentre nos pormenores de cada página individualmente, somente tendo uma ideia mais precisa da composição da página no final da leitura de cada conjunto. Muito interessante é a utilização de elementos similares aos dos recortes – com recurso quer a porções imagéticas quer a trechos escritos – na composição das ilustrações. Outro imaginativo exemplo com um resultado feliz é a representação do trajeto da moeda a escorregar pela perna abaixo como se tratasse de um jogo de tabuleiro, sendo apresentado em sentido inverso.

António Torrado (Lisboa, 1939) é um nome incontornável na literatura portuguesa, com mais de uma centena de títulos publicados, com destaque para a produção literária para crianças, contemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Alguns dos seus livros foram  incluídos na Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People.

Catarina Correia Marques (Lisboa, 1980) licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tendo uma pós-graduação em livros infantis. O seu trabalho divide-se entre o design e a ilustração, constando já da sua bibliografia diversos livros infantis ilustrados, alguns dos quais integrantes do Plano Nacional de Leitura.

Inicialmente publicada pela Civilização no início da década, a Asa torna deste modo a obra Gonçalo e a Bicharada… e outra história novamente disponível aos jovens leitores, seus pais, tios e avós. Foi um dos livros eleitos para representar os 100 Livros Para o Futuro na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2012, dedicada a Portugal.

Clique nas imagens para visualizar algumas das ilustrações que constam desta obra:

Eis a sinopse da editora:
O Gonçalo queria levar todos os animais do Jardim Zoológico para casa. O avô, que gosta de ver o Gonçalo feliz, vai ter de resolver este problema. Queres saber mais? Tens de ler. Se leres a primeira história, ganhas a segunda de brinde. Nela se conta das voltas e mais voltas que uma moeda dá.

Gonçalo e a Bicharadae outra história
António Torrado e Catarina Correia Marques
ASA
Número de páginas: 40
Apresentação: Capa dura
Dimensões: 22,7 x 0,8 x 22,6 mm
ISBN: 9789892334226
PVP: 8,80€

nota: fotografias da autoria da ilustradora.

Deixa um comentário