A premissa do livro ilustrado O Menino Escritor, com texto de Rosário Alçada Araújo e ilustrações de Catarina França, é aparentemente simples. No décimo aniversário do João, a sua Tia Lili oferece-lhe um livro. Denominado “Livro de Encantar”, a curiosidade do João é imediata, não só devido à temática da magia mas também à apresentação cuidada da encadernação do próprio livro.

Segue-se uma aventura pela Terra do Encantos, onde João encontra a Fada Tagarela, a qual lhe explica que os escritores inspiram-se naquela terra de fantasia para escrever os seus livros e cita a frase dos noruegueses Jostein Gaarder e Klaus Hagerup Aquele que tem ambos os pés bem assentes na terra está parado. Apesar do gosto pela leitura e pelas palavras, o seu som e significado, o João nunca pensara em ser escritor. Segue-se então uma reflexão sobre o que é um escritor numa tentativa do João resolver este conflito interno que o inquieta.

A ilustradora Catarina França, hábil utilizadora de ecolines, guaches e aguarelas quando se trata do mundo infantil, capta imediatamente a atenção do leitor com as primeiras ilustrações do protagonista com o “Livro de Encantar”, num paralelismo com a onírica banda desenhada Little Nemo de Winsor McCay. Nalgumas ocasiões, recorre ainda ao recorte fotográfico, particularmente feliz na toalha de mesa da última ilustração, bem como marcando a presença do mundo real na fantasia nas flores ou árvores de orelhas e narizes da Terra dos Encantos, acentuando deste modo todo o processo metaficcional.

Inicialmente publicada pela QuidNovi há 10 anos, a Gailivro torna novamente disponível a obra O Menino Escritor.

Rosário Alçada Araújo (Lisboa, 1973) licenciou-se em Direito e realizou um mestrado em Sociologia da Comunicação. O seu primeiro livro para crianças foi recomendado para publicação, em 2003, pelo Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/Gulbenkian). Tem mais de 15 livros infantis publicados.

Catarina França (Lisboa, 1973) licenciou-se em Design de Comunicação e realizou o mestrado de Desenho na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Em Londres, realizou o Curso de Ilustração Infantil na Central Saint Martins, e Ilustração Botânica na Royal Kew Gardens. Trabalha simultaneamente em ilustração científica e em ilustração infantil, tendo publicado diversos livros. O diário gráfico é uma ferramenta que utiliza em ambas as áreas.

Clique nas imagens para as visionar com maiores dimensões:

Eis a sinopse da editora:
O João nunca pensou que um simples livro o pudesse levar a um lugar tão fantástico como era a Terra dos Encantos. E mais espantado ficou quando a Fada Tagarela lhe disse que ele estava ali porque ia ser escritor. Uma história que te convida a pensar sobre o mundo da imaginação e a magia das palavras..

O Menino Escritor
Rosário Alçada Araújo e Catarina França
Gailivro
Número de páginas: 40
Apresentação: Capa dura
Dimensões: 24.7 x 1.0 x 17.6 mm
ISBN: 9789892334172
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.