A série Capitão Cuecas, editada em Portugal pela Gradiva, já se encontra no seu 11.º volume. O Capitão Cuecas e a Tirânica Retaliação da Sanita Turbo 2000 é o título da mais recente aventura lançada no nosso país.

Neste volume, o autor Dav Pilkey utiliza novamente os elementos que popularizaram esta série e que são tanto do agrado das crianças, em especial (mas não exclusivamente, obviamente) os meninos: super-heróis, banda desenhada, escatologia (de forma muito leve), viagens no tempo, gadgets e invenções, meio escolar opressor, crianças protagonistas inteligentes, vilões malvados, animais de estimação, dinossauros, extraterrestres, violência cartoonesca q.b., flip-o-oramas (animações cíclicas com base em desenhos presentes em 2 páginas, geradas pelo virar para frente e para trás de uma folha) e claro, o humor, frequentemente repleto de nonsense e de fórmulas repetidas ao longo da série, para gáudio dos leitores.

Com ilustrações omnipresentes e uma fonte de dimensões generosa para compor o texto, estes livros ilustrados têm feito grande sucesso no nosso país, ao longo dos 15 anos em que a Gradiva os tem publicado – em Portugal, a série foi iniciada em 2001, quatro anos após a sua estreia norte-americana.

Para os leitores que apreciam banda desenhada, a série dedica-lhe alguma atenção. A BD está presente nalgumas páginas de cada livro, sendo no campo ficcional desenhada pelos protagonistas George e Harold. Inclusivamente, os protagonistas elaboram zines que reproduzem por meio de fotocópias e vendem aos seus colegas na escola.

Dav Pilkey chegou inclusivamente a publicar 3 livros de banda desenhada (2 deles publicados em Portugal), extras à série, nos quais figuram graphic novels teoricamente ilustradas por George e Harold, como se pode comprovar no final deste artigo.

Eis a sinopse da editora para o 11.º volume:
E quando pensavas que era seguro puxar o autoclismo… A Sanita Turbo 2000 volta a atacar! Este vaso sanitário carnívoro, conhecido por devorar tudo o que se encontra no seu caminho, desenvolveu um verdadeiro apetite… por vingança! Felizmente, o destino da humanidade está mais uma vez nas mãos de George e Harold e do seu irritante deus da vingança, Melvin Sneedly. Irá o Poder do Elástico vencer? Ou irá o Capitão Cuecas ser despejado, para sempre, pela sanita abaixo?
A Gradiva edita mais uma obra do Capitão Cuecas. Com mais de 50 milhões de livros publicados em todo o mundo, esta série é ideal para despertar o interesse dos mais pequenos pela leitura. Neste n.º 11 da série, a Sanita Turbo 2000 está de volta, cheia de vontade de se vingar! E não falta Flip-O-Rama!
«Um triunfo da irreverência.» – Newsweek
«Irresistível.» – Entertainment Weekly
«Para todos os miúdos oprimidos que procuram diversã oe nunca quiseram ler um livro.» – School Library Journal

Eis os 10 títulos anteriores (clique nas imagens para as visualizar com maiores dimensões):

  1. As Aventuras do Capitão Cuecas
  2. O Capitão Cuecas e o Ataque das Sanitas Falantes
  3. O Capitão Cuecas e a Invasão das Incrivelmente Diabólicas Senhoras Extraterrestres da Cantina (e o Subsequente Ataque dos Igualmente Diabólicos Cromos Mortos-Vivos da Cantina)
  4. O Capitão Cuecas e a Maquiavélica Maquinação do Professor Borracuecas
  5. O Capitão Cuecas e a Fúria da Maquiavélica Mulher-Elástica
  6. O Capitão Cuecas e a Louca Luta do Ranhoso Puto Biónico Parte 1: A Negra Noite dos Moncos Malvados
  7. O Capitão Cuecas e a Louca Luta do Ranhoso Puto Biónico Parte 2: A Vingança dos Ridículos Moncos Robóticos
  8. O Capitão Cuecas e a Bronca com a Malta do WC Escarlate
  9. O Capitão Cuecas e o Terrível Regresso do Professor Borracuecas
  10. O Capitão Cuecas e a Repugnante Vingança das Robô-Boxers Radioactivas

Existem ainda os seguintes volumes-extra:

a) O Extracrocante Livro de Passatempos do Capitão Cuecas 1
b) O Novo Extracrocante Livro de Passatempos do Capitão Cuecas 2
c) As Aventuras do Super-Bebé Fraldinha
d) As Aventuras de Bonk e Cronk, Homens das Cavernas do Kung-Futuro

As Aventuras do Super-Bebé FraldinhaAs Aventuras de Bonk e Cronk, Homens das Cavernas do Kung-Futuro são as primeiras graphic novels das personagens George Beard e Harold Hutchins. Trata-se, portanto, de dois livros de banda desenhada, protagonizados por personagens “criados” pelos protagonistas da série Capitão Cuecas.

Quanto aos livros de passatempos, também contêm bandas desenhadas, para além de flip-o-ramas, autocolantes e diversas atividades.

Com um total de 15 volumes publicados em Portugal (incluindo os extras), os únicos volumes atualmente inéditos são o segundo livro de banda desenhada das aventuras do Super-Bebé Fraldinha (publicado nos EUA em 2011) e o décimo-segundo volume da série do Capitão Cuecas (publicado nos EUA em 2015).

DAV PILKEY criou as suas primeiras histórias aos quadradinhos quando andava na escola primária. Em 1997, escreveu e ilustrou o seu primeiro livro para crianças, As Aventuras do Capitão Cuecas, que obteve críticas entusiásticas e foi de imediato um grande êxito de vendas, tal como os restantes livros seguintes da mesma série. As Aventuras do Capitão Cuecas, com mais de setenta milhões de exemplares impressos, foi incluído pela American Bookseller na sua lista de títulos mais vendidos e distinguido com o Prémio Cuffie da Publishers Weekly para o livro mais divertido do ano. Dav escreveu vários outros livros ilustrados que receberam prémios, incluindo Dog Breath (California Young Reader Medal), The Paperboy (Caldecott Honour Book) e a série Dumb Bunnies (IRA-CBC Children’s Choice Award). Vive com a mulher numa ilha do Pacífico.

O Capitão Cuecas e a Tirânica Retaliação da Sanita Turbo 2000
Dav Pilkey
Gradiva
Páginas: 224
Dimensões: 14 x 20,7 cm
ISBN: 978-989-616-678-6

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.