Nos dias 3 a 6 de março realiza-se a Coimbra BD, subintitulada mostra nacional de banda desenhada. Este evento conta com exposições de originais de André Caetano, João Mascarenhas, Marco Mendes, Pedro Morais e Ricardo Venâncio, para além de uma exposição coletiva dedicada às figuras clássicas de terror. Há ainda lugar para uma exposição documental intitulada Coimbra na BD: Lugares e Pessoas. Estes autores, bem como André Diniz, Diogo Carvalho e Osvaldo Medina, estarão presentes em duas sessões de autógrafos. Neste evento, terão ainda lugar mesas de artistas, com desenhos ao vivo, mostra e venda de trabalhos, bem como três tertúlias para se discutir a BD em Portugal, a BD digital e os conceitos de herói e vilão na banda desenhada.

Para além de uma feira de BD, este evento conta com uma quantidade apreciável de atividades paralelas:
– feira de ilustração e merchandising;
– jogos de tabuleiro;
– exposição de action figures;
– exibição de filmes;
– sessões de apresentação e leitura de livros ilustrados;
– desfile de cosplay.

Eis o programa:

Eis a divulgação do evento:
A Câmara Municipal de Coimbra organiza, de 3 a 6 de março, na Casa Municipal da Cultura, uma nova iniciativa cultural, intitulada Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada. Trata-se de mais um contributo para uma aposta municipal eclética e diversificada, capaz de combinar eventos dirigidos a públicos vastos com outros mais especializados. A nova Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada visa promover e dar conhecer, aos munícipes e visitantes da cidade, a Banda Desenhada e as atividades com ela relacionadas. Desde logo, a ilustração, o cinema e os videojogos. Nesse sentido, a nova mostra incluirá venda de livros, revistas e outras edições de Banda Desenhada, material de merchandising, exposições de desenhos originais e de estatuetas BD, apresentações de obras, documentários, filmes de animação, tertúlias com autores e sessões de autógrafos. Está ainda previsto um direto radiofónico, por parte da Rádio Universidade de Coimbra, com a participação do público em geral.  A projeção pública e mediática que a Banda Desenhada tem nos dias de hoje traduz-se e reflete-se, muitas vezes, sob a forma de eventos culturais, sociais e comerciais que visam promover esta arte que combina desenho e literatura. Em Portugal, estas iniciativas já atingiram grande notoriedade, através de eventos conhecidos dos portugueses. Agora, é chegada a vez de Coimbra integrar também o roteiro dos eventos nacionais dedicados à Banda Desenhada.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.