A Casa na ArvoreA Booksmile edita o livro ilustrado A Casa na Árvore com 26 Andares, o segundo tomo da série A Casa na Árvore, da autoria de Andy Griffiths e Terry Denton. Atendendo a que ainda não tínhamos abordado a série nem os autores no nosso site, está dado o mote para o realizarmos.

terrydentonTERRY DENTON nasceu em 1950 e vive em Melbourne, Austrália. Estudou arquitetura. Elaborou cartoons para o jornal Melbourn Uni e outras publicações. Teve o seu primeiro livro, Felix and Alxander, publicado em 1985, o qual foi galardoado com o CBC Picture Book of the Year. Até ao momento já escreveu e/ou ilustrou mais de 120 livros, tendo sido no total galardoado com mais de 15 Children’s Choice Awards na Austrália e mais de 40 com Andy Griffiths, com quem trabalha desde 1997. É casado e tem 2 filhas e 1 filho. Já teve 2 cães, 1 periquito, inúmeros porquinhos-da-Índia, coelhos e caranguejos-ermita e um milhão de peixes-vermelhos.

andygANDY GRIFFITHS nasceu em 1961 e vive em Melbourne, Austrália. Foi professor de Inglês. Teve o seu primeiro livro publicado, Just Tricking!, em 1997. Até ao momento, já escreveu 28 livros, a maioria deles ilustrado por Terry Denton. Os seus livros têm sido bestsellers do New York Times, adaptados ao teatro e televisão e foi galardoado com mais de 50 Australian Children’s Choice Awards. Andy é um embaixador de The Indigenous Literacy Foundation e The Pyjama Foundation. É casado e tem 2 filhas. Não tem animais de estimação mas teve um cão chamado Sooty (presente na série Just…) e uma gata chamada Silky (a Sedosa da série A Casa na Árvore).

terry_andyANDY e TERRY partilham deste modo a autoria de muitos títulos, tendo a sua parceria se iniciado através da editora que publicou o primeiro livro de Andy, por acreditar que as ilustrações de Terry se adaptavam bem à escrita de Andy. De todos os livros escritos em conjunto, A Casa na Árvore é a sua série favorita, podendo explorar na mesma os pontos altos, cada vez mais maduros, das técnicas narrativas anteriores, bem como caminhar em diferentes direções.

casa13A Casa na Árvore com 13 Andares , vencedor do Australian Book Industry Award para o melhor livro juvenil, foi o primeiro volume desta série, editada em Portugal em 2015 pela Booksmile, deixando os autores de estarem inéditos no nosso país. Eis o vídeo de apresentação:

Conforme se pode verificar, este livro narra a história dos autores do livro a escreverem e ilustrarem o próprio livro – ou tudo o que vai sucedendo para irem procrastinando tal. Ou uma versão eventual do que realmente sucedeu, uma vez que apenas pequenas porções do livro são baseadas na realidade. Além das personagens inspiradas nos autores, o livro conta também com a presença da vizinha Jill, personagem inspirada na atual mulher de Andy, que o conheceu quando lhe foi atribuída a função de editar o seu primeiro livro, em 1997.

Eis a sinopse da editora:
A casa na árvore com 13 andares do Andy e do Terry é a mais espetacular do mundo! Tem uma pista de bowling, um tanque cheio de tubarões devoradores de homens, uma catapulta gigante, um laboratório subterrâneo secreto e até uma máquina que anda atrás das pessoas e lhes atira marshmallows para a boca. A vida seria perfeita se o Andy e o Terry não tivessem assumido o compromisso de escrever um livro. Mas a lista infindável de afazeres e de «não fazeres» do Terry e as inúmeras distrações que vão surgindo tornam a tarefa quase impossível. Acreditas que aparecem gatos voadores, bananas gigantes, camarões de salina que crescem desmesuradamente e até sereias que se transformam em monstros marinhos? Será que, com o caos instalado, o Andy e o Terry vão conseguir cumprir o prazo? Vais ter de ler para descobrir!

casa26Com o segundo número, os autores duplicaram o número de andares, bem como alteraram a premissa. Se é verdade que em A Casa na Árvore com 26 Andares e narrativa continua a estar centrada na árvore e os autores têm novamente de elaborar o presente livro para cumprir o prazo ditado pela editora, explora-se o passado de Andy, Terry e Jill e de como se conheceram, bem como do material que utilizaram para construir a casa da árvore. Curiosamente, esta segunda questão está relacionada com uma história (ou várias) de piratas.

O humor continua a estar devidamente representado no texto, sendo exacerbado pelas ilustrações, influenciadas pelo cartoon e a banda desenhada.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
A Casa na Árvore está maior: de 13 andares passou para 26! Esta é a casa mais B-R-U-T-A-L alguma vez construída num árvore! Tem uma pista de carrinhos de choque, uma rampa de skate, uma câmara de antigravidade e o Labirinto do Destino, um percurso tão complicado que todos aqueles que lá entraram nunca voltaram a sair. Bem, pelo menos até hoje! Para descobrires tudo o que podes encontrar por aqui (se te perderes, vira a página e usa o mapa), embarca nesta aventura com o Andy e o Terry. Eles têm apenas uma semana para escrever um livro (sim, leste bem, uma semana!) e o Andy até já decidiu o que vão contar: a história de como ele e o Terry se conheceram. Por entre operações de emergência a tubarões, cabeças de piratas e tempestades gigantescas, conseguirão eles terminar o livro a tempo?

A Casa na Árvore com 26 Andares
Andy Griffiths & Terry Denton
Editora: Booksmile
Apresentação: capa mole
Páginas: 352
Dimensões: 130 x 198 x 25 mm
ISBN: 9789898831965
PVP: 13,99 €

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.