donaedite

No dia 2 de abril realiza-se a segunda Feira Dona Edite, no Montijo. Nas bancas, estarão presentes, entre outras, a Chili Com Carne e a vimaranense livraria Snob. Existirão ainda serigrafias de Mike Goes West, a apresentação do jornal Postas de Pescadas, um atelier de desenho com Cláudia Mestre e concertos de Mamihlapinatapai e The Lost Tapes, entre outras atividades.

Eis a informação da organização:
A Dona Edite é um projecto colectivo com base no Montijo com principal missão de dinamizar eventos culturais. O nome Dona Edite é inspirado em outros projectos do Montijo, como o bar Dona Lourdes ou o bar Timilia das Meias, espaços que abriram mantendo os nomes de antigas retrosarias e comércio local. A identidade gráfica adopta como símbolo um barco de papel, em referência ao gesto de transformação de uma folha branca de papel num objecto tridimensional e é também uma homenagem aos pescadores.
Porque a transformação existe e  porque hoje somos todos nómadas e pescadores num certo sentido, a Dona Edite propõe uma deriva colectiva movida a criatividade . O objectivo é fazer “creative placemaking” pensando e transformando o espaço público trabalhando com artistas locais (e não só), pessoas que “editam” que é como quem diz “criam” , “trazem cá para fora”, “têm algo a dizer”, seja na música, na literatura, nas artes visuais ou multimédia.
Isto  traduzido por miúdos são basicamente  tardes bem passadas em boa companhia, e vontade de fazer mais coisas no futuro. Em Outubro 2015 fizemos a primeira feira.

Programa:
12h – Abertura  das bancas (livros, zines, ilustração, serigrafia, CD, vinil, etc)
14h-16h- Atelier em contínuo com a artista plástica Cláudia Mestre.
16h – Apresentação do projecto “Postas de pescada – para que queremos um jornal?”
17h – Concerto: Mamihlapinatapai
18h – Concerto: The Lost Tapes

Sábado, 2 de Abril de 2016, entre as 12h e as 20h
Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, na Praça da República, Montijo

Veja o vídeo de produção do cartaz:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.