mav32_1A segunda revista da Coleção Banda Desenhada distribuída com a revista Visão é uma reprodução da revista Mundo de Aventuras (série V) #32, originalmente publicada em 09 de maio de 1974, propriedade de Aguiar & Dias, Lda. e distribuída pela Agência Portuguesa de Revistas.

A reprodução apresenta um formato idêntico à da revista anterior da coleção da Visão, com cerca de 19×26 cm, menor que o da revista original (aproximadamente, 21×28 cm).

Na presente revista, reproduz-se a história O Mundo da Droga, protagonizada por Mandrake, com direito a 23 páginas num formato de 4 tiras por página. Esta BD foi orginalmente publicada sob a forma de tira diária em jornais norte-americanos entre 3 de julho e 21 de outubro de 1972. O argumento é do seu criador, Lee Falks, tendo Mandrake sido publicada pela primeira vez em 11 de junho de 1934. Quanto aos desenhos desta história, são da responsabilidade de Fred Fredericks.

A revista apresenta ainda 2 BD curtas. Uma Rapariga em Apuros é uma pequena história de Devil Doone, protagonista da banda desenhada homónima australiana criada em 1945 por Ron Carson Gold (argumento) e June Mendoza (desenho). A última BD da revista é dedicada ao pioneiro da aviação francês Roland-Garros (aportuguesado para Rolando Garros), subintitulada Um Ás da Aviação.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Foi um caso sério de popularidade. Acabaria por ter uma extensa longevidade e uma gama de séries. A primeira, em formato de jornal, teria 44 números (1949). A segunda, em formato A4, iria do nº 45 ao 462 (1950-1957) e teria a particularidade de dar a conhecer aos seus leitores novas personagens norte-americanas, cujas histórias eram publicadas em formato de tiras nos jornais diários. Do nº 463 ao 511 (1958) apareceria a cores e mantendo o formato, bem como histórias de continuação. A partir do nº 512, o Mundo de Aventuras reduz as dimensões para o A5 e as histórias passam a ser completas. Na quinta série da revista alguns números já incluem trabalhos de autores portugueses. Sairão 589 números no total, entre 1973 e 1987.

 

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.