chernobylA Levoir já nos tinha confirmado o lançamento da obra de banda desenhada Chernobyl – A Zona de Francisco Sánchez e Natacha Bustos para o dia 21 de abril e os nossos visitantes mais atentos já a tinham descoberto na nossa checklist.

Após Billie Holiday, trata-se da segunda banda desenhada extra à série Novela Gráfica editada pela Levoir com o jornal Público, sendo a terceira BD avulsa publicada, seja por ocasião de efemérides (100.º aniversário do nascimento de Billie Holiday ou 30.º aniversário do acidente nuclear de Chernobyl) ou a propósito de eventos (presença de Eduardo Risso na Comic Con Portugal 2015, desenhador de Batman Noir).

Hoje, a editora  fez o anúncio oficial da obra, que reproduzimos:
Novo lançamento da Novela Gráfica inédita em português, Chernobyl – A Zona de Francisco Sánchez e Natacha Bustos. Será lançada com o jornal Público e com o apoio da FNAC, na 5.ª f.ª dia 21 de Abril, numa edição em capa dura, por 11,90€.
Trinta anos depois do maior acidente nuclear de sempre, conheça a história humana por trás de uma dura realidade.
Passaram-se 30 anos desde aquele 26 de Abril de 1986, poucos, comparados com as dezenas de milhares de anos que os resíduos nucleares da central vão permanecer activos. Este livro é uma homenagem a todas essas pessoas que sofreram as consequências da energia nuclear fora de controlo.
Para que nunca esqueçamos o que aconteceu.
Como reagem as pessoas quando são forçadas, de um momento para o outro, a abandonar as suas casas, a terra que sempre conheceram? Este é o relato de uma das muitas famílias que deixaram os seus lares, depois do terrível acidente nuclear de Chernobyl, convencidas de que iriam regressar uns dias depois.
Mas um inimigo invisível tinha-se apoderado da sua cidade, das suas terras, das suas casas, e estava disposto a permanecer por muito tempo.
Longe do sensacionalismo e da controvérsia, Francisco Sánchez e Natacha Bustos mostram-nos todo o drama, através de um conjunto de personagens fictícias que poderiam perfeitamente ter existido, convidando o leitor a reflectir sobre o que ainda hoje significa o acidente de Chernobyl.

Chernobyl

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.