CAPA VOLUME 12

Dia 21 chega às bancas nacionais o décimo segundo volume da coleção Super-Heróis DC da Levoir, distribuída com o jornal Público. Batman: O regresso do Joker de Scott Snyder e Greg Capullo é o terceiro volume desta série cujo material corresponde à run dos autores na revista norte-americana Batman (Os Novos 52).

O volume contém as revistas norte-americanas Batman (Vol. 2) #13-17, originalmente publicadas pela DC entre dezembro de 2012 e abril de 2013, bem como a banda desenhada The Tell-Tale Face retirada de Detective Comics (Vol. 2) #12 (outubro de 2012). Esta última BD, a pequena história secundária de Detective Comics (vol. 2) #12, foi publicada na revista brasileira Batman (Os Novos 52) #0 pela Panini, não exportada para Portugal.  Quanto aos 5 comics que dão título ao volume, foram publicados nas revistas brasileiras Batman (Os Novos 52) #13-15, sendo distribuídas em Portugal entre março e julho de 2014.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Depois de ter perdido literalmente a face, quando o seu rosto é removido cirurgicamente, o Joker desaparece durante mais de um ano. Mas aqueles que pensavam que o Príncipe do Crime estava escondido, humilhado e derrotado, enganaram-se: ele está de regresso, mais sanguinário que nunca e disposto a destruir o Batman e todos os que lhe são próximos. Scott Snyder e Greg Capullo prosseguem a sua passagem triunfante pela saga do Batman, com uma espectacular história de terror psicológico, que nos mostra um Joker nunca antes visto.
Se têm seguido esta última colecção da Levoir, com certeza que leram a história sobre a Corte das Corujas (volume 3 e 4), escrita e ilustrada também por Scott Snyder e Greg Capullo; e se acharam esse livro intenso e assustador, é melhor prepararem-se bem para a história que marca o regresso brutal do maior vilão do Universo DC, o Joker. Este é sem dúvida um dos volumes chave, essenciais, e mais fenomenais desta colecção da DC, e é uma das mais marcantes histórias recentes do Batman.
Um livro absolutamente indispensável, que qualquer fã deveria ter!
“Foi mesmo escrita para ser a maior, mais louca, mais perversa história do Joker que eu poderia contar. Mesmo que ele tenha estado muito presente em filmes, percebemos que já não se lançava uma grande história do Joker em comic há algum tempo… portanto esta seria a oportunidade para o trazer de volta da forma mais cruel possível”, refere Scott Snyder numa entrevista.
Após ter-se deixado capturar pelo Batman, e ter sido levado para o Asilo Arkham, no #1 da nova revista Detective Comics, o Joker convence o Dollmaker a remover-lhe cirurgicamente o rosto. Depois de um ano desaparecido, durante o qual planeou o seu regresso, o Joker está de volta para atacar o Batman através daqueles que lhe são queridos. Mas primeiro vai recuperar o seu rosto, numa impressionante sequência em que, jogando com as sombras e sugerindo muito mais do que mostram, Snyder e Capullo criam momentos de puro terror. Momentos que culminam, no final do primeiro capítulo, com a revelação da nova imagem do Joker, em que o rosto que perdeu se transforma na sua máscara, uma máscara presa à carne viva por correias de couro.
Capullo estreou-se na BD ilustrando Gore Shriek, um comic de terror para adultos, enquanto Snyder, ainda antes de se dedicar à BD, se estreou como escritor em 2006 com Voodoo Heart, uma recolha de contos de terror, dois dos quais foram seleccionados por Stephen King para a antologia The Best American Short Stories, de 2007.
“Aqui, ele [Capullo] projecta um Joker que eu acho que se vai tornar icónico – ele parece diferente, porque está sem cara… acho que isso vai ser realmente assustador e cool… e os aspectos fundamentais que vocês reconhecem como icónicos estarão lá, mesmo que esta seja uma versão ainda mais assustadora, quase uma versão filme de terror do Joker”, comentou Snyder sobre o trabalho do ilustrador.
Mais do que uma saga de super-heróis, este O Regresso do Joker é uma história de terror psicológico, e Snyder explica este ponto de vista na perfeição:
“Eu acho que ele incorpora todas as coisas mais terríveis para o Batman… Nessa forma, ele representa para mim a mais verdadeira e mais terrível versão que um vilão pode ser para o Cavaleiro das Trevas, porque ele é a personificação do que o Batman mais teme sobre si mesmo.”

Batman: O Regresso do Joker
Scott Snyder (argumento) e Greg Capullo (desenho)
152 páginas a cores, formato comic, capa dura

levoir12

nota: imagens cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.