convite_JOIAS_BDtecaA Bedeteca da Amadora inaugura, no próximo dia 28 de abril, pelas 21h30, a exposição As jóias da Bedeteca, mostra de algumas das obras originais que são pertença do seu acervo e que constituem a memória da banda desenhada portuguesa.

Estarão expostos originais de Alain Corbel, Alexyz Fernandes, Arcindo Madeira, Armando Servais Tiago, Artur Correia, Augusto Trigo, Bryan Talbot, Carnott Júnior, Carlos Barradas, Carlos Soares, Chantal Montellier, Dave Gibbons, Eddie Campbell, Fernando Relvas, Filipe Abranches, François Boucq, François Walthéry, João Fazenda, José Carlos Fernandes, José Garcês, José Pires, José Ruy, Lourenço Mutarelli, Luís Louro, Matthias Schulteiss, Megumu Ishiguro, Michael Zulli, Miguel Rocha, Nuno Saraiva, Olivier Deprez, Osvaldo Pavanelli, Paulo Monteiro, Ricardo Ferrand, Rick Veitch e Alfredo Alcala, Steve Dillon, Tronchet, Victor Mesquita, Victor Péon e Zé Manel.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse do programador cultura da Bedeteca, Pedro Moura:
A função principal de uma instituição da natureza da Bedeteca da Amadora é a perseveração da memória e do património da banda desenhada, sobretudo aquela produzida em Portugal, e da qual se encontra a arte original no acervo da Bedeteca. O acesso à arte original tem sido sempre o centro da maior atenção das exposições, uma vez que se torna uma forma de acesso ao processo de trabalho e pensamento dos autores, e uma compreensão dos passos técnicos necessários entre desenho e a obra impressa final. No acervo, para além das pranchas, existe um número elevado de estudos e esboços, materiais de pré-produção, que merece uma maior atenção quer do público entusiasta quer dos investigadores, inclusive internacionais. As peças na exposição presente não são senão a proverbial gota de um oceano ainda oculto, mas que urge apresentar.

As jóias da Bedeteca
Inauguração: 28 de abril | 21h30
Exposição patente até 26 de agosto
Bedeteca da Amadora | Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (piso 2)
Av. Conde Castro Guimarães – Venteira
Entrada livre.

Horário da Bedeteca:
3.ª-feira a sábado: das 10h00 às 18h00

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.