danny_o_campeao_do_mundoA Oficina do Livro publicou a obra Danny, o Campeão do Mundo de Roald Dahl, com ilustrações de Quentin Blake. A última edição nacional tinha ocorrido há 10 anos por outra editora do Grupo Leya, a Asa. A nova edição apresenta uma nova capa, desta feita dura, e disponibiliza novamente aos leitores portugueses este clássico de Roald Dahl.

Este livro baseia-se numa história curta para adultos que Dahl tinha publicado na revista The New Yorker, no número de 31 de janeiro de 1959, intitulada The Champion of the World. Quanto ao livro foi publicado pela primeira vez em 1975 pela Jonathan Cape no Reino Unido e a Alfred A. Knopf, Inc. nos EUA. O livro viria a ser adaptado para um telefilme da Thames Television em 1989, realizado por  Gavin Millar e protagonizado por Jeremy Irons e o seu filho Samuel Irons, com Robbie Coltrane – atualmente internacionalmente conhecido pelo seu papel de Hagrid na série cinematográfica de Harry Potter ou Valentin Dmitrovich Zukovsky em dois filmes de James Bond – no papel de Victor Hazell.

O livro encontra-se escrito sob a forma das memórias de Danny sobre a sua infância com o pai. Idolatrado pelo filho, este viúvo trata-o com bastante atenção e carinho, numa vida com alguma escassez de bens materiais. No entanto, Danny, aos 9 anos, descobre que afinal não sabe tudo sobre o seu pai e fica bastante surpreso ao descobrir que não só este mas como outras pessoas que admira ou inicialmente teme – como o médico ou o polícia da aldeia – também não têm sempre um comportamento exemplar, tal como já o tinha descoberto a propósito do diretor da escola. Danny apercebe-se que os adultos são seres complexos, que nem sempre respeitam as leis ou as regras da sociedade, e são mestres em utilizar a razão para justificar os comportamentos que se afastam da norma.

Alguns conceitos presentes neste livro vão ser utilizados posteriormente pelo autor noutras obras, como o gigante em GGG – O Grande Gigante Gentil, publicada pela Oficina do Livro no ano passado, e os castigos do professor em Boy: Tales of Childhood, o primeiro livro autobiográfica do autor.

Se a primeira edição do livro contou com as ilustrações de Jill Bennett, em 1994 surgiu pela primeira vez uma edição com as ilustrações de Sir Quentin Blake. Blake iniciou a sua parceria de ilustração com Dahl em 1977 e esta colaboração permaneceu mesmo após o falecimento de Dahl, em 1990.

Sendo as ilustrações publicadas a preto e branco, podem ser aqui observadas a cores alguns dos originais ou ilustrações baseadas na obra realizadas por Quentin Blake:

Eis a sinopse da editora:

O Danny acha que tem o pai mais maravilhoso e entusiasmante que alguma vez existiu. Mas o pai do Danny esconde um grande segredo. Um segredo que os conduzirá à mais estranha aventura das suas vidas e a um plano audacioso que fará do Danny o campeão do mundo.

ROALD DAHL (1916-1990) nasceu no País de Gales, filho de pais noruegueses. Durante a II Guerra Mundial foi piloto da RAF (Royal Air Force). Foi casado duas vezes e teve 5 filhos.
Começou a escrever em 1942. O seu primeiro livro para crianças foi Gremlins – o mítico filme de Walt Disney jamais produzido – mas as suas obras para crianças mais famosas são Charlie e a Fábrica de Chocolates, Matilda, James e o Pêssego Gigante e o Fantástico Senhor Raposo, todos adaptados ao cinema.
Teve sucesso como escritor de contos macabros para adultos, com mais de 60 contos, alguns publicados só após a sua morte. The Smoker foi adaptado para um dos episódios de Hitchcock Apresenta e para o filme de Tarantino Quatro Quartos (1995). Fundou a Roald Dahl’s Marvellous Children’s Charity para investigação nos campos da neurologia e hematologia. Em 2008 foi inaugurado o The Roald Dahl Funny Prize: um prémio anual para autores de ficção humorística infantil.
Roald Dahl é um dos escritores mais vendidos do mundo.
O seu aniversário (13 de Setembro) é comemorado em África, no Reino Unido e na América Latina.

SIR QUENTIN BLAKE (n. 1932) é um escritor, ilustrador e autor de cartoons inglês. Foi professor no Royal College of Art, no qual foi diretor do departamento de ilustração entre 1978 e 1986. É principalmente conhecido pela ilustração dos livros escritos por Roald Dahl. Ilustrou mais de 300 livros, tendo escrito mais de uma trintena. Galardoado com uma lista considerável de prémios, incluindo o internacional Hans Christian Andersen Award.

Danny, o Campeão do Mundo
(Danny the Champion of the World)
Roald Dahl
Páginas: 224
Formato: 217 x 190 x 146 mm
Apresentação: capa dura
ISBN: 9789897414251
PVP: 15,50€