Mama_CPwebO multipremiado livro de estreia de Chris Haughton é finalmente publicado no nosso país, contando com a edição da Orfeu Negro.

Graficamente, encontra-se concebido de tal forma que numa primeira leitura autónoma da criança pré-alfabetizada ou a dar os primeiros passos na leitura, a mesma consiga apreender os sucessivos acontecimentos ao longo da narrativa, através da observação atenta das imagens, em particular da linguagem não-verbal das mesmas. No caso dos futuros leitores, eventualmente uma primeira leitura de terceiros desbloqueará qualquer obstáculo à compreensão imediata  dos acontecimentos.

Permite também trabalhar as características – e o próprio conceito de definição – e as chaves dicotómicas das mesmas. Através daquilo que é comum e contrário, evoca-se o conhecimento do próprio e dos seus semelhantes mas também o direito à diferença, revestindo de amplas interpretações a frase citada de Daniel Defoe, retirada de Robison Crusuoé, «Assim, nunca vemos o verdadeiro Estado da nossa Condição até que os seus Contrários o revelem: nem sabemos dar valor a tudo o que apreciamos senão na sua ausência.»

Nas releituras da obra, podem ir sendo explorados diferentes atributos que a cor e a forma ora ofuscam, ora revelam, tal como a Mamã Mocho e os restantes animais da floresta estarem mais presentes ao longo da obra do que uma primeira leitura deixa antever… É preciso uma observação atenta para se valorizar aquilo que se tem e o que nos faz realmente falta.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão:

Disponibiliza-se ainda os links para os pais e educadores que desejarem realizar atividades com os mais novos:
colorir os personagens da história
brinquedo de papel do Pequeno Mocho

Eis a sinopse da editora:
O Pequeno Mocho adormeceu e caiu do ninho. Oh, não! Perdeu-se da Mamã Mocho e vai precisar da ajuda dos outros animais da floresta para a reencontrar… Felizmente, um esquilo amigável decide-se a salvar o dia. Uma deliciosa e ternurenta história para os mais pequeninos!
Chris Haughton, um dos ilustradores mais conhecidos e aclamados a nível internacional, chega finalmente a Portugal para deliciar miúdos e graúdos. Uma história sobre a partida e o reencontro, a libertação, e a procura de um lugar seguro no planeta.
Prémio Andersen 2013: Melhor Livro 0 – 6 anos
Prémio Sorcières 2012: Melhor Livro Categoria Tout-Petits
Prémio Children’s Books Ireland Book of the Year 2001

CHRIS HAUGHTON é designer gráfico e autor de livros para crianças. Cresceu em Dublin e trabalhou já um pouco por todo o mundo, como professor, empregado de mesa e até moço de recados. Internacionalmente reconhecido e premiados, os seus livros estão atualmente traduzidos em mais de 20 línguas e o clube de fãs de Haughton tende a crescer a cada dia.

Mamã?
Chris Haughton
Páginas: 30
Formato: 16 x 16 cm
ISBN: 9789898327642
Preço: 8,90 €

unnamed (3)

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.