Jonathan 5: O Espaço Azul Entre as Nuvens

Jonathan 5: O Espaço Azul Entre as Nuvens

jonathan5Dia 25 de maio é distribuído com o jornal Público, em parceria com a Asa, o quinto tomo da coleção dedicada à série Jonathan, da autoria de Cosey. A banda desenhada O Espaço Azul Entre as Nuvens foi serializada na revista belga Tintin em 1978, sendo publicada entre fevereiro e julho de 1979 na revista Tintin nacional, sem ter direito a nenhum tipo de republicação em Portugal durante 37 anos.

O volume é supostamente para ser lido ao som do Concerto N.°3 em dó menor op. 37 de Beethoven e do Concerto N.°2 em fá menor op. 21 de Chopin.

Eis a sinopse da editora:
Em Srinagar, capital da Caxemira, Jonathan decide escolarizar Drolma, sempre ávida de conhecimentos. Enquanto espera pelo fim do trimestre encontra um velho coronel inglês, enclausurado num castelo perdido no meio das montanhas. Durante a sua estadia em casa de Lord Stamford, conhece uma jovem rebelde tibetana, sua protegida. Pouco a pouco, descobre a razão do isolamento do velho inglês e a sua dedicação à causa tibetana: os erros do passado são por vezes fardos bastante pesados que somos obrigados a carregar para o resto da vida…

5. O Espaço Azul Entre as Nuvens
L’espace bleu entre les nuages
(1978)
25 de maio
Edição anterior em Portugal: Tintin #39 (11.º ano) a #9 (12.º ano)jonathan5_i


coseyCOSEY (n. 1950)
Bernard Cosandey, que adopta o nome artístico de Cosey, nasceu em Lausanne (Suíça), a 14 de Junho de 1950. Aos 16 anos inicia a sua aprendizagem como ilustrador numa agência de publicidade. Conhece em 1970 Derib, um autor suíço consagrado (Attila, Buddy Longway e Yakari), que o apoia e encoraja a criar as suas próprias histórias.
Cosey publica as suas primeiras bandas desenhadas em 1971, no diário belga Le Soir – três episódios da série Monfreid et Tilbury, com argumentos
de A. P. Duchâteau. Entre 1971 e 1972 assina ainda o desenho das aventuras do repórter Paul Aroïd no jornal diário suíço 24 Heures, depois editadas em álbum com o título Le Retour de la Bête (1972).
Mas é sem dúvida em 1975 que o talento e a originalidade de Cosey irrompem definitivamente, com a publicação na revista Tintin da primeira aventura de Jonathan, intitulada Souviens-toi, Jonathan. Leitor apaixonado de Jung e dos pensadores orientais, Cosey explorará nos anos seguintes, com grande sucesso, o universo deste seu herói singular, que tem tanto de sonhador e contemplativo como de destemido e aventureiro.
Em 1984 publica o primeiro álbum do díptico À la Recherche de Peter Pan, obra que assinala uma nova e fundamental viragem na sua carreira criativa, tendo-se dedicado ao longo da década seguinte a criar sobretudo histórias longas – Le Voyage en Italie (1988-1989), Orchidéa (1990), Saïgon-Hanoï (1992), Joyeux Noël, May (1995), Zeke Raconte des Histoires (1999), Une Maison de Frank L. Wright et Autres Histoires d’Amour (2003) ou Le Boudha d’Azur (2005).
Entretanto, em 1997, após um hiato de 11 anos, o autor regressa a Jonathan, série que continua a alimentar até aos dias de hoje.
Galardoado com inúmeros prémios, entre os quais o Prémio para o Melhor Álbum de 1982 (Kate, da série Jonathan) e o Prémio para o Melhor Argumento de 1991 (álbum Saïgon-Hanoï) no Festival Internacional de BD de Angoulême, Cosey, argumentista, desenhador e colorista, tornou-se conhecido pelo estilo original das suas bandas desenhadas, que narram aventuras em torno de personagens sempre cativantes. Apaixonado pela Ásia, o autorpercorreu exaustivamente as remotas regiões de Ladakh, Amdo e Kham, bem como o Nepal, o Tibete central e a China, em busca de inspiração para as suas personagens.

cosey_

nota: imagens cedidas pela editora.

5 comentários em “Jonathan 5: O Espaço Azul Entre as Nuvens

  1. Boa tarde! Alguém sabe de um sítio no Porto que costume ter os tomos de Jonathan Tenho comprado em Aveiro, mas a partir da próxima semana terei que encontrar um sitio aqui, e em todos os quiosques em que perguntei, não tinham.

  2. Li as historias de Jonathan, há muitos anos atrás, quando ainda não tinha idade para as ler nos albuns do Tintin que o meu pai coleccionava. Guardei sempre na memória “O espaço azul entre as nuvens”. Alguém sabe onde poderei encontrar os livros do Jonathan editados? Falhei a coleção do Público! Já procurei no site e não aparecem! Obrigada

    1. Olá, Flávia!
      O mais fácil é encomendares online ou presencialmente numa livraria, uma vez que eles já foram distribuídos no mercado livreiro.
      Boas leituras,

Deixa um comentário