mandela_capa

Nelson Mandela tem sido uma personalidade incontornável no plano editorial da Planeta Manuscrito. A editora publicou não só a autobiografia de Mandela, mas também o livro que lhe dedicou Richard Strengel – editor da Time que colaborou durante 3 anos com Mandela na escrita da sua biografia -, o livro escrito pelo carcereiro de Mandela na cadeia de Robben Island, Christo Brand, em conjunto com Barbara Jones, e o livro juvenil dedicado a Mandela escrito pelo jornalista português António Mateus.

A mais recente obra da editora dedicada ao Nobel da Paz é dirigida às crianças, sendo o segundo volume da coleção A Admirável Aventura de… Contada aos Mais Jovens da jornalista Maria Inês Almeida e ilustradora Sandra Lavandeira, que já tinham escrito e ilustrado um volume dedicado a Malala Yousafzai, a menina paquistanesa que, em 2014, se tornou a mais jovem vencedora de um Prémio Nobel.

Com uma linguagem simples, o texto utiliza a diretividade, sendo a utilizada interpelação aos leitores realizada no sentido de lhes solicitar que anuam ao que está escrito, ao invés de permitir que, perante a narrativa, os pequenos leitores tirem as suas conclusões. No final, apresenta-se uma secção final de curiosidades avulsas sobre a África do Sul e estabelecem-se ligações históricas entre aquele país e Portugal, através de figuras como Vasco da Gama e Fernando Pessoa, bem como a atual relação turística com a evocação do Parque Nacional Kruger.

As ilustrações que Sandra Lavandeira dedica às página de guarda, local frequente desvalorizado, merecem uma observação atenta. É também nas ilustrações em página dupla que Lavandeira obtém os resultados mais interessante, servindo-se por vezes da técnica mista com recurso à fotografia e recorte e colagem na procura de novas texturas.

Eis a sinopse da editora:
Vem conhecer Nelson Mandela e a aventura admirável da sua vida, que mudou um grande país de África e se tornou um exemplo para o mundo inteiro de como a paz é possível, se todos quisermos mesmo! Quando somos vítimas de injustiças, ficamos zangados – é natural. Mas é preciso alguém mesmo extraordinário para fazer da zanga de muitos uma enorme maré de boa vontade, e transformar um país muito zangado numa nação em que todos trabalham para a paz e o bem de todos. Um exemplo que resgata a nossa fé nos Homens e em nós próprios, na nossa capacidade de fazermos a diferença, para melhor, se assim o decidirmos. Um livro com fantásticas ilustrações da ilustradora Sandra Lavandeira, escrito numa linguagem acessível, especialmente dirigido aos mais jovens e a todos os que queiram conhecer o lado humano de um herói dos nossos dias. Mandela, o Nobel da Paz que soube ultrapassar cor, raça, religião e diferenças culturais ou políticas para ser um exemplo para o mundo. Mandela, o homem que, como o próprio disse, não era, nem queria ser, nenhum santo.

MARIA INÊS ALMEIDA: Jornalista de formação e em regime free-lancer, mãe de um menino, José, que é uma fonte de inspiração, dedica-se também à autoria de livros infanto-juvenis. Em 2005, recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas. Começou a escrever para jovens ao publicar uma colectânea de histórias para crianças escritas por políticos: Contos Pouco Políticos. Passou de seguida a ser ela própria a autora das histórias, e nunca mais parou! Até à data, publicou cerca de 30 livros para crianças e jovens, entre os quais uma colecção de aventuras, em parceria com o jornalista Joaquim Vieira, «Duarte e Marta», várias biografias juvenis de personalidades culturais portuguesas e estrangeiras e também livros para os mais pequenos, como Quando Eu For… Grande, com ilustrações de Sebastião Peixoto, lançado pela Planeta, nomeado para melhor livro infanto-juvenil pela SPA em 2011 e que conta já com edições na Colômbia e na China. Este livro, como vários outros da autora, é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
SANDRA LAVADEIRA: Nasci em Abril de 1965 em Buenos Aires, na Argentina. Aí, estudei desenho, coisa de que sempre gostei. Quando terminei a Faculdade, fiz uma longa viagem pela América do Sul: conheci muitas cidades e fiz muitos desenhos e amigos. Em seguida, passei outro ano na Patagónia, a aprender como se vivia no campo, num clima muito frio. No regresso, aprofundei os estudos de ilustração infantil na Oficina de Cómic do mestre Alberto Breccia, durante 3 anos. Há quase quatro anos que moro com a minha família no Brasil, numa pequena vila à beira-mar, ao sul da Baía, chamada Arraial d’Ajuda. Ilustrar a história de Mandela – como antes a de Malala, também para a Planeta – provocou em mim muitas emoções, mas sobretudo fez-me pensar que os bons sentimentos nos modificam e ajudam o mundo e as pessoas a melhorar! Ilustro livros para crianças desde 1994, para editoras da Argentina, EUA, México, Colômbia, Equador, Nicarágua, Brasil e, agora, Portugal.

A admirável aventura de Mandela contada aos mais jovens
Maria Inês Almeida & Sandra Lavandeira
Páginas: 64
Apresentação: Capa dura
Formato: 18,5 x 26 cm
ISBN: 978-989-657-744-5
PVP: 13,30 €

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.