euassassinoO primeiro lançamento de junho corresponde ao segundo livro editado pela Arte de Autor. Trata-se do multipremiado Eu, Assassino, da autoria de Antonio Altarriba e Keko.

Aos nossos visitantes, já tínhamos anunciado tratar-se do vencedor do Grande Prémio da Crítica ACBD 2015 em França, mas a sua extensa lista de prémios não se cinge a tal:
– Prémio BD Polar 2015 em França;
– Prémio da Associação de Livrarias Especializadas em BD – melhor livro de BD publicado em 2014 em Espanha;
– Melhor argumentista nacional, XV Edição de Prémios da Crítica, Avilés 2015;
– Prémio TRAN de Banda Desenhada Aragonesa para o argumento;
– Melhor argumento, XIV Salão de Banda desenhada de Zaragoza 2015.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis o vídeo de divulgação da edição espanhola:

Eis a sinopse da editora:
Enrique Rodriguez é professor de História da Arte na Universidade do País Basco e, aos 53 anos, encontra-se no auge da sua carreira. Além de estar prestes a converter-se numa figura de destaque na sua área, e de ter de lidar com as consequentes rivalidades por parte dos seus colegas de profissão, cultiva uma estranha paixão à qual gostaria de se dedicar a tempo inteiro: o assassinato como forma de arte. Enrique aproveita convenções e compromissos académicos para cometer assassinatos motivados por fins estéticos. Cada um deles é uma obra de arte inspirada numa técnica específica que marca a sua impecável trajectória como artista.
ANTONIO ALTARRIBA: Escritor, ensaísta e, acima de tudo, argumentista reputado, este catedrático de literatura francesa da Universidade do País Basco obteve, em Espanha, o Premio Nacional del Comic em 2010 com A Arte de Voar, um relato baseado na vida do próprio pai, o qual percorre um século da história de Espanha. Tanto como autor ou como divulgador, Antonio Altarriba é uma figura central na história da banda desenhada espanhola. O seu trabalho mais recente, a publicar em 2016, em Espanha, é La Madre Manca, uma obra dedicada à figura da sua mãe.
KEKO: Sob este pseudónimo esconde-se José Antonio Godoy, artista madrileno que deu os seus primeiros passos em revistas como Madriz ou Métal Hurlant. Discípulo de Will Eisner e de Alberto Breccia, este mestre do preto e branco soube criar um estilo próprio caracterizado  por um traço conciso e o uso do negro para criar diferentes atmosferas. Em 2002 publica 4 Botas, o qual recebeu o prémio de Melhor Obra no XXI Salão Internacional de Banda Desenhada de Barcelona. Divide o seu trabalho artístico entre a BD, a ilustração e a publicidade, com publicações em El País, El Mundo, ABC, Rolling Stone ou FHM.

EU, ASSASSINO
Antonio Altarriba & Keko
Apresentação: livro cartonado
Número de Páginas: 136,  2 cores
Editor: Arte de Autor
Preço capa: 19,95€
ISBN: : 978-989-20-6620-2

nota: imagens cedidas pela editora.

euassassino_fv

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador