Fernanda Fragateiro

A chancela editorial Verbo disponibilizou nas livrarias Clarabóia & outras estórias, uma obra escrita por Carlos Frias de Carvalho e ilustrada pela artista plástica Fernanda Fragateiro.

Dedicado ao filho do escritor, o livro reúne um conjunto de 21 poemas cuja temática é a descoberta da natureza e o maravilhar da infância com o meio bucólico envolvente, sendo por vezes evocados tempos antigos e eventualmente mais contemplativos.

As ilustrações de Fernanda Fragateiro sublinham esta candura, com tons frequentemente mornos, nas quais a silhueta ou a construção espacial nuclear permitem uma rápida identificação dos objetos poetizados.

Eis a sinopse da editora:
Claraboia e outras estórias é uma obra em verso onde a narrativa se entrelaça com a melodia, num registo sóbrio e cristalino, motivando e despertando os juvenis para leituras e cantares. Ou para os pais lerem devagar, aos mais pequenos, semeando emoções, em torno de tópicos simples da natureza e das origens.

As belíssimas e depuradas imagens de Fernanda Fragateiro vão ao encontro da palavra, não como um eco, mas como uma parte essencial de um todo, onde o silêncio e a harmonia só podem despertar o botão dos afectos.

CARLOS FRIAS DE CARVALHO: poeta e escritor, nasceu em 1945 em Seiça – Ourém. Acerca da sua obra literária escreveram, entre outros, Bernardo Santareno, Urbano Tavares Rodrigues, António Ramos Rosa, João Rui de Sousa, Paula Cristina Costa, António Cândido Franco, José Manuel de Vasconcelos e António Carlos Cortez. É autor de uma vintena de livros dos quais destacamos: “luz da água”; “compêndio de enxertia” e “espelho do vento”.

FERNANDA FRAGATEIRO: nasceu no Montijo, em 1962. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio (1978-1981), frequentou o ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual e o (1981-1982) e o Curso de Escultura na Escola Superior de Belas Artes (1983-1987). Mais tarde, também no ar.co interessa-se pela Ilustração (1997-1999). No Centro Português de Design, frequenta o Curso de Pós-Graduação em Design Urbano (2000). Participa, desde cedo, em numerosas exposições coletivas e individuais, em Portugal e no estrangeiro, abarcando a sua obra, a pintura, a escultura, a ilustração e a cerâmica. O reconhecimento do seu trabalho valeu-lhe diversos prémios. Para a artista tornou-se primordial que a obra interaja no espaço /sociedade urbana, em que insere, procurando, simultaneamente, refletir sobre o lugar do autor nesse processo criativo. Na Expo’98, deu corpo a um projecto de arte urbana, concebendo um extenso revestimento mural de azulejos, para o Jardim da Água. Com uma obra multifacetada, explora o espaço nos seus diversos significados e manifestações fenomenológicas, sejam arquitetónicas, escultóricas, privadas e públicas, temporais e sociais. O seu trabalho altera e reconfigura espaço através de objetos e intervenções urbanas e na paisagem, alterando o espaço e a sua perceção e significado. Variando na escala e nos suportes utilizados, o trabalho da artista mantém um estilo marcadamente definido, nascido de uma estética minimalista da forma, cor e textura. O trabalho de Fernanda Fragateiro foi exposto no Bronx Museum, Nova Iorque, os EUA (2014); Koldo Mitxelena Kulturunea, San Sebastián, em Espanha (2014); MUAC, no México (2014); Centre Calouste Gulbenkian, Paris, em Fraça (2013); Centro de Arte Moderna, Fudação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2012); Dublin Contemporary (2011), em Irlanda, na Trienal de Arquitectura de Lisboa (2010), bem como em instituições públicas e museus, tais como a Fundação Marcelino Botín, Santader, em Espanha (2009); IVAM, Valência, em Espanha (2008); Centro Cultural de Belém, Lisboa (2006); Fundação de Serralves, Porto (2005); Fundacão ‘La Caixa’, Caixa Forum, Barcelona, em Espanha (2004); Culturgest, Lisboa (2003). O trabalho de Fernanda Fragateiro encontra-se representado em diversas coleções das quais se destacam Ella Fontanals Cisneros Collection, Miami, EUA; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid; Fundación Claudia Hakim, Bogotá, Colômbia, Museo Extremeño y Ibero-americano de Arte Contemporáneo.

CLARABÓIA & OUTRAS ESTÓRIAS
Carlos Frias de Carvalho e Fernanda Fragateiro
Páginas: 56
encadernação: capa dura
Chancela: Verbo
ISBN: 978-972-22-3156-5
PVP: 14,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.