aminhafamiliaeverde

Susana Matos é a ilustradora de mais um livro da Verbo, desta feita escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez. A Minha Família É Verde narra, na primeira pessoa, a vida familiar de uma pequena rã chamada Sapinela.

A ilustradora socorre-se frequentemente da página dupla, o que permite ao leitor apreciar ilustrações de dimensões consideráveis, nas quais os elementos coloridos contrastam com os que permanecem a preto e branco mas que ostentam igualmente a sua textura e volume. Sendo a maioria dos elementos retratados provenientes da fauna e flora, há também lugar ao desenho da sobrelotada e poluente cidade da qual os animais fogem.

No final do livro, o leitor é ainda presenteado com um mapa que dá a conhecer a localização relativa dos diferentes locais onde tem lugar a narrativa. Nas folhas de guarda iniciais, é ensinado como construir um sapo em origami.

Eis a sinopse da editora:
Chamo-me Sapinela e sou o elemento mais novo de uma numerosa família de sapos. A minha família é muito especial: para além de sermos todos verdes – por dentro e por fora – todos nós gostamos muito de música. Tanto, que decidimos formar uma orquestra, onde cada um toca o instrumento de que mais gosta. Eu, como não podia deixar de ser, toco castanholas.

Um dia, no Grande Sapal do Oeste – é assim que se chama o local onde os nossos antepassados se instalaram depois de terem saído da Cidade dos Fumos – apareceu uma rã-pintada que, com o tempo, se revelou uma intriguista.

E é esta história que tem muitas cores, mas que é sobretudo verde porque o verde é também a cor da esperança, que a Maria Teresa Maia Gonzalez escreveu e a Susana Matos ilustrou.

MARIA TERESA MAIA GONZALEZ  nasceu em Coimbra. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e autora de inúmeras obras, sobretudo juvenis, incluídas no PNL. É autora de “A Lua de Joana” um dos maiores sucessos editoriais da literatura juvenil em Portugal, publicado na Verbo. Entre outros reconhecimentos, foi candidata ao Astrid Lindgren Memorial Award 2016.

SUSANA MATOS nasceu em Lisboa em 1976. Em 1998 completou o curso de Professores de Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Santarém e, em 2004, o Curso de Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design, em Caldas da Rainha. Leciona Educação Visual e Educação Tecnológica no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dedica-se em simultâneo à ilustração. Foi galardoada com o Prémio Melhor Ilustração Original 2012 do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo. Vive e trabalha em Lisboa.

A minha família é verde
Maria Teresa Maia Gonzalez & Susana Matos
Páginas: 48
Encadernação: capa dura
Chancela: Verbo
ISBN: 978-972-22-3172-5
PVP: 12.90€

nota: imagem cedida pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.