Jonathan: Aquela que Foi

Jonathan: Aquela que Foi

JonathanDia 29 de junho é distribuído com o jornal Público, em parceria com a Asa, o último tomo da coleção dedicada à série Jonathan, da autoria de Cosey. A banda desenhada Aquela que Foi foi publicado originalmente pela Le Lombard em 2013, sendo inédito em Portugal.

O volume é supostamente para ser lido ao som dos álbuns Koi kahiyo re prabhu awan ki (1998) da indiana Kishori Amonkar e Dream (1948) do norte-americano John Cage , bem como do tema April in Paris (1956) interpretado pelos norte-americanos Ella Fitzgerald e Louis Armstrong.

JonathanTerminada a coleção e tendo nós ao longo da mesma dado pistas aos leitores onde porderão encontrar os 6 álbuns em falta (para além dos óbvios álbuns originais, a revista portuguesa Tintin, o volume dedicado à série na Colecção Clássicos da Revista Tintin e o Intégrale 4 com os tomos 10 a 12), deixamos ainda uma referência em língua francesa para os que apreciam o olhar de bastidores. O livro Jonathan: Une Autobiographie Imaginaire en BD (2011), com formato idêntico à série Intégrale, reúne num único volume o conteúdo extra que foi publicado nos volume da série Intégrale.

Eis a sinopse da editora relativa a Aquela que Foi:
Num mercado no Sul da Índia, Jonathan é surpreendido pelo canto de um mainá que lhe traz à memória tempos passados. Depois comprar o pássaro falante, Jon decide partir à procura da jovem indiana sua proprietária, April, que ele conhecera vinte anos atrás. Esta, por sua vez, anda em busca de uns documentos que, uma vez na sua posse, lhe permitirão incriminar e fazer condenar o assassino dos seus pais, de nome Tigre Vermelho. Uma busca assaz perigosa, mas para a qual ela vai contar com a preciosa ajuda do seu amigo de infância.

Aquela que Foi
Celle qui fut (2013)
28 de junho
Inédito em Portugal

Jonathan


CoseyCOSEY

Bernard Cosandey (n. 1950), que adopta o nome artístico de Cosey, nasceu em Lausanne (Suíça), a 14 de Junho de 1950. Aos 16 anos inicia a sua aprendizagem como ilustrador numa agência de publicidade. Conhece em 1970 Derib, um autor suíço consagrado (Attila, Buddy Longway e Yakari), que o apoia e encoraja a criar as suas próprias histórias.

Cosey publica as suas primeiras bandas desenhadas em 1971, no diário belga Le Soir – três episódios da sérieMonfreid et Tilbury, com argumentos de A. P. Duchâteau. Entre 1971 e 1972 assina ainda o desenho das aventuras do repórter Paul Aroïd no jornal diário suíço 24 Heures, depois editadas em álbum com o título Le Retour de la Bête (1972).

Mas é sem dúvida em 1975 que o talento e a originalidade de Cosey irrompem definitivamente, com a publicação na revista Tintin da primeira aventura de Jonathan, intitulada Souviens-toi, Jonathan. Leitor apaixonado de Jung e dos pensadores orientais, Cosey explorará nos anos seguintes, com grande sucesso, o universo deste seu herói singular, que tem tanto de sonhador e contemplativo como de destemido e aventureiro.

Em 1984 publica o primeiro álbum do díptico À la Recherche de Peter Pan, obra que assinala uma nova e fundamental viragem na sua carreira criativa, tendo-se dedicado ao longo da década seguinte a criar sobretudo histórias longas – Le Voyage en Italie (1988-1989), Orchidéa (1990), Saïgon-Hanoï (1992), Joyeux Noël, May(1995), Zeke Raconte des Histoires (1999), Une Maison de Frank L. Wright et Autres Histoires d’Amour (2003) ouLe Boudha d’Azur (2005).

Entretanto, em 1997, após um hiato de 11 anos, o autor regressa a Jonathan, série que continua a alimentar até aos dias de hoje.

Galardoado com inúmeros prémios, entre os quais o Prémio para o Melhor Álbum de 1982 (Kate, da sérieJonathan) e o Prémio para o Melhor Argumento de 1991 (álbum Saïgon-Hanoï) no Festival Internacional de BD de Angoulême, Cosey, argumentista, desenhador e colorista, tornou-se conhecido pelo estilo original das suas bandas desenhadas, que narram aventuras em torno de personagens sempre cativantes. Apaixonado pela Ásia, o autorpercorreu exaustivamente as remotas regiões de Ladakh, Amdo e Kham, bem como o Nepal, o Tibete central e a China, em busca de inspiração para as suas personagens.

Cosey

nota: imagens cedidas pela editora.

Deixa um comentário