Revisão: BD dos anos 70

Revisão: BD dos anos 70

RevisaoNo dia 9 de julho, às 16h00, em plena Feira Morta na Bedeteca de Lisboa, é lançada a antologia Revisão: Bandas Desenhadas dos Anos 70., numa alusão aos 40 anos do término da icónica revista portuguesa de banda desenha Visão.

Este 9.º volume da coleção Mercantologia da Chili Com Carne foi apresentado no dia 29 de maio no XII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Com direito a 184 páginas a cores em grande formato, com arranjo gráfico de Joana Pires e edição de Marcos Farrajota, conta com um conjunto de BD da década de 70 do século passado.

O lançamento conta com a presença do editor Marcos Farrajota, os autores António Pilar, Carlos Barradas, Carlos “Zíngaro”, J.L. Duarte, Pedro Potier e Zepe, e Ágata Simões, filha do autor já falecido Zé Paulo, no auditório da Biblioteca dos Olivais.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:revisao

Eis a sinopse da editora:
2016 marca 40 anos do fim da icónica Visão, uma revista improvável num país com graves problemas económicos mas que se apresentava nas bancas com ar luxuoso, cores ácidas e brilhantes, temáticas políticas e libertárias.

Quisemos comemorar esta publicação que fez uma ruptura com a BD tradicional portuguesa mas sobretudo recuperar um conjunto de BD esquecidas dos anos 70 cheias de frescura, rebeldia e prazer criativo, vindas de outras experiências editoriais como Evaristo, &etc ou O Estripador.

Contem com António Pilar, Bruno Scoriels, Carlos Barradas, Carlos “Zíngaro”, Fernando Relvas, Gracinda, Isabel Lobinho, J.L. Duarte, João Manuel Barroso, Nuno Amorim, Paralta & Zé Baganha, Pedro Massano, Pedro Potier, Tito, Zé Paulo (1937-2008), Zepe e ainda António Pinho, Carlos Soares, Jorge Lima Barreto (1949-2011) e Mário-Henrique Leiria (1923-1980) para muita BD psicadélica, urbana, cósmica, mórbida, erótica, pessimista, ácida, crítica, tão ying & yang tal como foi a década de 70 neste país periférico.

Deixa um comentário