poptropicaPoptropica é um videojogo de role-playing online, desenvolvido em 2007 pela Family Education Network (FEN) da Pearson Education e dirigida às crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos. Jeff Kinney, o autor da série Diário de um Banana, foi o criador principal de Poptropica, tendo permanecido como diretor criativo. Em 2015, a FEN foi vendida à Sandbox Networks.

Os jogadores podem visitar diferentes “ilhas” (cenários de jogo), competir em jogos multijogador e comunicar entre si. Em 2011, a revista TIME listou o jogo como um dos 50 Websites that Make the Web Great. No ano seguinte, o jogo tinha 500 milhões de jogadores de todo o mundo registados, com 35 milhões com uma idade entre 15 e 25 anos. Em 2015, foi comunicado que Poptropica era jogado por mais de 3,2 milhões de utilizadores individualizados em 200 países e territórios.

Podem visualizar neste vídeo um walkthrough da “Ilha” O Mistério do Mapa:

O jogo conheceu ainda 2 novas versões. Poptropica Adventures foi lançado para as consolas Nintendo DS em 2012 e Poptropica: Forgotten Islands para iOS em 2013.

Para além de brinquedos e demais merchandise, têm sido publicados livros de atividades, guias de jogo, romances infantojuvenis e livros educativos com os personagens de Poptropica.

Poptropica em banda desenhada

O Mistério do Mapa é o primeiro livro em banda desenhada de Poptropica, tendo sido originalmente publicado em 2016 nos EUA pela Harry N. Abrams. O argumento é de Jack Chabert. Trata-se de um pseudónimo de Max Brallier, autor de mais de 20 livros infantis, incluindo o Galactic Hot Dogs e The Last Kids on Earth. O autor vive em Nova Iorque e esta não é a sua primeira incursão no universo de Poptropica, já tendo escrito em 2013 o romance infantojuvenil Poptropica: Cryptic Islands.

A ilustração da banda desehada coube a Kory Merritt, um dos cocriadores de Poptropica. É professor de Arte em Nova Iorque e o autor da banda desenhada Lost Side of Suburbia. Tem sido também o ilustrador dos romances infantojuvenis de Poptropia.

Veja o vídeo de apresentação do livro:

Eis a sinopse da editora:
Quando o Oliver, a Mya e o Jorge embarcaram numa entusiasmante viagem num balão de ar quente, mão podiam imaginar o que estava prestes a acontecer-lhes.
a sequência de uma estranhíssima tempestade, despenham-se numa ilha descohecida. Ao tentarem uma forma de regressar a casa, deparam-se com um mundo perigoso, imprevisível e siistro, habitado por animais há muito extintos e por uma horda de víquingues muito zangados. Bem-vindos a Poptropica!
Conseguirão os nossos três heróis escapar às garras dos víquingues sedentos de sague? Descobrirão o caminho para casa? E, mais importante, onde fica a pizaria mais próxima?
Descobre tudo no primeiro volume de aventuras de
Poptropica, O Mistério do Mapa.
Poptropica é um conjunto de ilhas desconhecido do resto do mundo onde uma organização misteriosa chamada Os Protetores leva a cabo uma experiência determinante para o futuro da Humanidade. Cada ilha é habitada por diferentes povos e animais, todos ignorantes das restantes ilhas e respetivos habitantes. Oliver, Mya e Jorge, três amigos, vão tentar perceber o que se passa realmente na ilha ao longo dos 10 livros da série. O seu arqui-inimigo que, na verdade, não é inimigo, é Octavian – cuja missão é certificar-se de que o trabalho dos Protetores está a ser levado a cabo.

Poptropica vol. 1: O Mistério do Mapa
Jack Chabert & Kory Merritt
Nuvem de Letras
Páginas: 112
Apresentação: Capa dura
Dimensões: 157 x 195 x 13 mm
ISBN: 9789896651077

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.