No próximo dia 20 de Outubro estará disponível nas bancas o terceiro volume da colecção Sandman, Mestre dos Sonhos de Neil Gaiman, intitulado Terra do Sonho com 112 páginas e com desenhos de Kelley Jones, Charles Vess, Colleen Doran e Malcom Jones III.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
Dividido em quatro histórias, todas elas independentes entre si, Gaiman tão depressa nos leva ao mundo da mitologia grega, apresentando Calíope a musa da eloquência e da poesia, a quem dedica o primeiro capítulo, como ao teatro de William Shakespeare “ Sonho de uma Noite de Verão”, uma fábula fantástica e ambiciosa que transborda de magia. Em 1991, Neil Gaiman (argumento) e Charles Vess (desenhos) ganharam com esta história o World Fantasy Award , prémio para uma história curta, sendo a única do género a ganhar este prémio até hoje e, foi também a última, uma vez que o regulamento foi alterado logo em seguida, para impedir que bandas desenhadas pudessem voltar a ser seleccionadas.
No primeiro capítulo, Calíope a musa inspiradora de poetas e escritores raptada há 60 anos por Erasmus Fry é cedida a Richard Madoc escritor com bloqueio criativo. Calíope serve assim de moeda de troca entre dois escritores que a violam e a usam para que sua criatividade possa deste modo fluir.
Calíope é uma poderosa narrativa de vingança, de libertação e de exploração sexual.
A segunda história – Um sonho de mil gatos – é uma história a partir da perspectiva do mundo vista pelos gatos, quando uma gata se torna líder dos felinos juntando os gatos que vai encontrando no seu caminho e lhes conta como o mundo era antigamente, onde eram os homens que serviam os gatos e não o contrário. Pede-lhes que voltem a sonhar com um mundo de gatos novamente, onde nenhum gato sofra com a crueldade dos homens nem seja morto pelos seus caprichos.
Ninguém voltará a olhar para um gato da mesma forma depois de ler esta história desenhada por Kelley Jones.
No terceiro capítulo do livro temos – Sonho de uma noite de verão – baseado numa das mais famosas peças teatrais de William Shakespeare. Nela Neil Gaiman relata o encontro entre Sonho e a personagem Shakespeare em que este tinha prometido escrever duas peças ao Senhor dos Sonhos se tivesse sucesso como escritor.
No quarto e último capítulo deste volume temos Fachada onde ao invés de Sandman nos é apresentada a sua irmã, Morte. Esta é uma história sobre solidão, tristeza e desespero.
nota: imagens cedidas pela editora.

É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.
112 páginas? Como é que isto é possível se o original tem 160???
Boas, dessas 160 páginas, cerca de 40 são as páginas de texto originais que o Gaiman enviou, fac-similadas, o argumento de uma das histórias. Essas páginas também não foram editadas na edição que a Devir fez há uma dúzia de anos.
Basicamente isto:
http://aboutcomics.blogwyrm.com/wp-content/uploads/2015/07/Calliope_Script.jpg
Que infelizmente não é viável traduzir para a edição portuguesa.