O meu Nelson Mandela e outros contos

O meu Nelson Mandela e outros contos

Nelson MandelaPapá em África de Anton Kannemeyer foi galardoado  como o Melhor Álbum de Autor Estrangeiro nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada da Amadora BD 2015. Nesse sentido, no Amadora BD 2016 tem lugar uma exposição dedicada à obra e a presença do autor nos dias 29 e 30 de outubro, com uma visita guiada de Kannemeyer à sua exposição no domingo, às 17h00.

A MMMNNNRRRG lança um segundo álbum do autor em Portugal, O meu Nelson Mandela e outros contos, definindo-o como mais intimista mas não necessariamente menos polémico que o esgotado livro anterior .

O lançamento oficial ocorre no dia 30 de outubro, mas o livro já se encontra à venda no Amadora BD 2016 e na loja online da Associação Chili Com Carne.

Eis a sinopse da editora:

Papá em África morreu! Viva Papá em África! 

Anton Kannemeyer, que também assina como Joe Dog na melhor tradição punk do uso de pseudónimos podres, nasceu em 1967 na Cidade do Cabo, África do Sul, onde reside com a sua mulher e filhos. Fundou em 1992 com Conrad Botes a Bitterkomix (17 números até à data), publicação onde a sociedade africânder nunca sai ilesa de crítica.

Como artista plástico, tem feito exposições em importantes instituições como o MOMA (Nova Iorque), o Museu de Arte Contemporânea da Austrália, MU (Eindhoven), Museu de Arte de Seul, MHKA (Antuérpia), Tennis Palace (Helsínquia), Yerba Buena (São Francisco), Studio Museum (Harlem) e o Museu de BD e Cartoon (Nova Iorque).

Tem livros publicados na África do Sul, Alemanha, Finlândia, França e Portugal. Papá em África (MMMNNNRRRG; 2014) é o título que o trás ao Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora e que se mostrou controverso mas não impediu de ter sido inteligentemente premiado como Melhor Álbum Estrangeiro nos Prémios Nacionais de BD 2015 do Festival. Não foi colocado nos escaparates físicos na FNAC – só podia ser encomendado nos balcões ou no sítio em linha desta cadeia de lojas – e foi “retirado temporariamente para que se pudesse identificar que se trata de uma Banda Desenhada para adultos” nas livrarias da Fundação Gulbenkian, no âmbito da sua visita para uma mesa-redonda em Maio de 2015, uma sessão dedicada à banda desenhada no encontro “Outras Literaturas”, integrado no programa Próximo Futuro da Fundação.

Se as bandas desenhadas de Kannemeyer suscitam discussão sobre os traumas e a má-consciência do pós-colonialismo, o mais estranho é levantarem o velho preconceito revelador da falta de estatuto da banda desenhada noutros circuitos. Apesar da escamoteada censura económica este título rapidamente esgotou mas tornou-se impossível a sua reimpressão. Já é um livro de culto.

Aproveitando a visita do autor ao 27.º FIBDA, a MMMNNNRRRG lança O Meu Nelson Mandela e Outros Contos, uma nova compilação de histórias e desenhos, desta vez mais autobiográficas e ensaísticas, afastadas do imaginário do não menos polémico Tintin no Congo. Apesar de serem trabalhos mais intimistas não significa que sejam menos virulentos.

O Meu Nelson Mandela e Outros Contos
Anton Kannemeyer
36º volume da MMMNNNRRRG
compilado por Marcos Farrajota
traduzido por Manuel João Neto (BD) e Marcos Farrajota (desenhos e pinturas)
Design e legendagem por Joana Pires com o apoio da Táxi Lettering (criação de font e títulos)

500 exemplares
16p. p/b + 16p a cores, capa a cores

Deixa um comentário