kidlucky_lacoCinco anos após a publicação do volume O Aprendiz de Cowboy, a Asa regressa à coleção Kid Lucky, com a edição do segundo volume. Na verdade, trata-se da quarto álbum de Kid Lucky editado entre nós, se contabilizarmos os 2 álbuns publicados na coleção Lucky Luke, Kid Lucky (editado pela Asa em 2003) e Oklahoma Jim (editado pela Asa em 2005), ambos com argumento de Jean Léturgie e desenhos de Pearce.

Tal como O Aprendiz de Cowboy, a autoria de Laço Perigoso é de Achdé, que assinou também o álbum seguinte, inédito em Portugal, Statue Squaw, editado no mercado franco-belga no ano passado.

Laço Perigoso reúne um conjunto de pranchas humorísticas independentes entre si, focando-se na infância de Lucky Luke, apresentando em nota de rodapé algumas curiosidades sobre o Far West e a época em que se situam as desventuras de Kid Lucky.

A exceção aos gags de 1 página é a primeira história, composta por 6 páginas, que se inicia e termina com o adulto Lucky Luke, socorrendo-se da analepse para o surgimento de Kid Lucky. Coincidência ou não, as primeiras vinhetas remetem-nos para a capa do primeiro volume da série inédita em Portugal Lucky Luke (vu par…), de seu título L’Homme qui tua Lucky Luke e autoria de Matthieu Bonhomme.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Com uma camisa amarela, um lenço encarnado ao pescoço, uma mecha rebelde de cabelo e uma palha na boca, eis Kid Lucky, ou seja, o nome Lucky Luke quando era pequeno. Na escola de Nothing Gulch, é mais rápido a fugir aos trabalhos do que a sua própria sombra! Este aprendiz de cowboy de palmo e meio está sempre pronto a descobrir as tradições do Oeste, os ensinamentos dos pioneiros, mas acima de tudo a divertir-se com os seus amiguinhos! Os gags de Lucky Luke quando era aprendiz de cowboy!

nota: imagens cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.