No que toca aos convidados da Comic Con Portugal 2016, foi anunciada a presença de mais 4 autores de banda desenhada: Jorge Coelho, Filipe Melo, Juan Cavia e Francis Manapul.

jcoelho_thumbJorge Coelho, ilustrador e cartoonista, nasceu em 1977 em Lisboa. Devido à paixão pela arte, ingressou na Escola de Artes e Ofícios António Arroio, onde concluiu o Curso Técnico Profissional de Artes Gráficas e Comunicação. Esteve envolvido com a Editora Abril, Rock dos Oitentas, Tertúlia Shock, Grunge dos Noventas e faz também trabalhos de Freelancer. O seu entusiasmo pelo Spider Man, levou-o a seguir o caminho da Ilustração e atualmente trabalha para o mercado norte americano em editoras como a BOOM!, Studios (John Flood, Sleepy Hollow, Polarity), Marvel (Haunted Mansion, Loki Agent of Asgard, Agent Venom) e Image Comics (Zero).


fmelo_thumbFilipe Melo é músico, realizador e autor de banda desenhada. Nascido em Lisboa, começou cedo a estudar piano, jazz e improvisação. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. Desde então, colaborou com músicos como Benny Golson, Peter Bernstein, Deolinda, GNR, Camané, Carlos do Carmo, Sheila Jordan, e Legendary Tigerman, Big Band do Hotclube, Orquestra Sinfonietta, Orquestra Metropolitana, entre muitos outros. Escreveu, produziu e realizou vários projectos de culto: I’ll See You in My Dreams, vencedor do FANTASPORTO 2004, e Um Mundo Catita, a primeira série de ficção da RTP2. Realizou ainda videoclips, documentários e publicidades. Em 2011, foi convidado pela editora Dark Horse Comics para escrever na colectânea vencedora do prémio Eisner – Dark Horse Presents, junto de Frank Miller, Dave Gibbons e Mike Mignola. É o criador da trilogia As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, com Juan Cavia. Em 2016, editou Os Vampiros, uma banda desenhada passada na Guerra Colonial, que já vai na segunda edição. Actualmente, lecciona na Escola Superior de Música de Lisboa.


jcavia_thumbJuan Cavia é um ilustrador e diretor de arte argentino. Desenvolveu as suas capacidades em pintura, desenho, composição, dinâmica e diversas técnicas de representação e animação. Depois de sair do ensino secundário, começou a estudar cinema enquanto trabalhava como artista de storyboard e concept designer. Desde 2015, começou a trabalhar como diretor de arte para filmes, teatros e publicidade. Foi co-autor, com Filipe Melo, de As aventuruas de Dog Mendonça e Pizzaboy e Os Vampiros. Em 2012, ilustrou a história para uma antologia comemorativa do 25.º aniversário da Dark Horse Comics, com a participação de Frank Miller e Mike Mignola.


francismanapul_thumbFrancis Manapul é um autor galardoado de revistas de banda desenhada que vive em Toronto, no Canadá. Francis ajudou a criar The Flash, uma das revistas de banda desenhada mais populares d’ Os Novos 52. Alguns dos seus projetos para a DC incluem Detective Comics, Adventure Comics, Superman/Batman, Legion of Super-Heroes e Brightest Day onde participa Flash. Também trabalhou em televisão como apresentador do programa “Beast Legends” do canal História. Atualmente, está a escrever e a ilustrar Trinity, uma série aclamada pelos críticos que conta com a participação de Super-Homem, Batman e a Mulher-Maravilha.

Deste modo, já ascende a 13 o número de confirmações de autores de banda desenhada convidados para a CCPT deste ano, a qual decorre de 8 a 11 de dezembro, na Exponor, Matosinhos. Os convidados previamente anunciados foram Achdé, Alexander Maleev, André Lima Araújo, Brian Michael Bendis, Chris Claremont, Esad Ribic, Gabriel Hernández Walta, Miguel Mendonça e Rafa Sandoval.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.