A mais recente proposta de Diniz Conefrey é a adaptação livre para banda desenhada da obra Mocidade, da autoria de Joseph Conrad. Trata-se de uma edição da Pianola Editores, uma chancela do do coletivo O Homem do Saco.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse:
Do livro para esta novela gráfica, a matéria é a mesma, o fogo é o mesmo, mas nesta outra aproximação o mar engole a representação do indivíduo, embora ele seja também a vaga que permite a vida. A tonalidade central nesta leitura já não é a mocidade nem toda a sua energia, que confronta e supera os males do mundo. Toda a substância, neste outro olhar, volta-se para o imponderável através da descrição dos eventos abertos aos sentidos, pulsando a narrativa em contraponto entre a imagem de acção exterior e um sentido visual abstracto; como expressão subjectiva de uma realidade interior. O narrador já não é Marlow, descrevendo os seus dias de mocidade, mas uma voz omnisciente que acompanha o leitor através da trágica viagem de um velho navio, procurando alcançar o Oriente.
Judea (baseada na obra Mocidade de Joseph Conrad)
Diniz Conefrey
Pianola Editores
Páginas: 84 a preto e branco
Apresentação: capa com badanas
Formato: 19 x 27 cm
Tiragem: 400 exemplares
PVP: 16,00€
nota: imagens cedidas pelo autor.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.