contaquilometros_capa_1O livro ilustrado Conta-Quilómetros de Madalena Matoso, convida os seus leitores a realizar a sua própria narrativa gráfica, conforme decidem avançar ou retroceder nas duas meias-folhas que dividem horizontalmente cada uma das páginas.

Tratando-se de uma narrativa frequentemente muda, por vezes as personagens exprimem uma ou outra exclamação em balões de fala não delimitados nem desenhados, as quais são genéricas o suficiente para não alterar de forma significativa a história que o leitor se propõe a contar.

Aparentemente há um início de viagem de carro, bem como um regresso, com paragens propositadas e outras aparentemente acidentais, enquanto a autora vai explorando o exercício a que se propôs pela divisão das folhas ao meio. A meia-folha inferior fica geralmente reservada à estrada percorrida pelas rodas do automóvel e a paisagem mais próxima do leitor, enquanto na superior se observam os viajantes – que numa ou noutra vez se encontram no exterior do carro – e a demais paisagem. Há também algumas surpresas, pois nem sempre o carro com os seus personagens se encontra na posição que passamos a considerar habitual na meia-folha.

Cada ilustração composta de 4 tiras acaba por ser formada por páginas duplas, onde quem se deter nos pormenores vai encontrar situações algo inesperadas.

Para os mais apressados, no final existe um convite à releitura do livro através da pesquisa e identificação de diversas imagens. Até porque é difícil estar atento a todos pormenores daquilo que nos rodeia quando se está a conduzir.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Uma viagem é uma história, mas uma história também 
é uma viagem, não é? Sentados ao volante deste livro, os leitores decidem o seu destino e escolhem o formato da sua viagem: passeio curto ou expedição de muitos dias? A acelerar ou a pastelar? Pela estrada da montanha ou pelo caminho junto à costa? Acontece que o plano inicial não é para ser cumprido à risca (se não qual seria a graça?) e, pelo caminho, vão encontrar paisagens 
inesperadas, algumas situações imprevistas e encruzilhadas 
que os podem levar para muito longe do destino planeado…

Conta-Quilómetros
Madalena Matoso
Planeta Tangerina
Capa dura
40 páginas
215 × 195 mm
ISBN: 978-989-8145-74-1
PVP: 12,90 €

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.