af_k_sherlockholmesO personagem Sherlock Holmes de Sir Arthur Conan Doyle tem vindo a ser adaptado aos mais diferentes meios, desde as transposições que tentam ser fieis à obra do autor àquelas em que mui livremente se baseiam naquele. Atualmente, a reinterpretação do personagem goza de popularidade, em parte devido às séries televisivas Sherlock da BBC (2010-presente) e Elementar da CBS (2012-presente), bem como aos dois filmes realizados por Guy Ritchie (2009 e 2011) ou, inclusivamente Mr. Holmes (2015), o filme de Bill Condon que adapta o livro de Mitch Cullin.

O londrino Sam Hearn escolheu o personagem de Sherlock Holmes para o primeiro livro em que é autor completo, após uma carreira de 15 anos na área da ilustração de livros infantojuvenis. Foi criada uma série infantil denominada Academia Baker Street, sendo o primeiro – e, único, até ao momento – livro denominado Sherlock Holmes e o Diamante Desaparecido.

Como tal, as personagens de Sherlock Holmes foram reimaginadas enquanto crianças, à semelhança do que tinha acontecido no filme de culto O Enigma da Pirâmide (1985), realizado por Barry Levinson. No entanto, a narrativa  tem lugar no presente. O trio de amigos da Academia é composto por Sherlock Holmes, John Watson e Martha Hudson (para os mais desatentos, é o nome da senhoria do apartamento no 221B de Baker Street), havendo ainda lugar a outras piscadelas de olho à obra de Conan Doyle, como o cão se chamar Baskerville, ou o tetravô do jovem James Moriarty se ter refugiado nas cataratas de Reichenbach (o emblemático local suíço onde, na obra de Doyle, aparentemente Sherlock Holmes lutou contra o Prof. Moriarty até à morte).

Tal como já tinha realizado noutras obras previamente ilustradas por si, Hearn recorre à banda desenhada, bem como a outros designs de página (e-mails, brochuras, jornais, relatórios…) para ilustrar a obra, recorrendo à atual tendência das ilustrações dos livros infantojuvenis serem parte integrante da narrativa, ao invés de ilustrarem somente o texto.

Se é verdade que Sherlock Holmes tem sido adaptado à BD desde 1931  em múltiplos formatos e países, raras foram as vezes que esse material foi publicado no nosso país. Com exceção da sua breve aparição em Os Cavalheiros da Liga Extraordinária de Alan Moore (Devir), a última publicação em nome próprio do personagem em BD em Portugal foi com 3 volumes escritos por André-Paul Duchâteau e ilustrados por Stibane (Repsol, 1997). Não será este volume, com poucas pranchas de banda desenhada, que alterará tal facto, mas, nem por isso, deixa de ser verdade que no seu interior podem ser encontradas páginas de BD com a versão de Sam Hearn de um jovem Sherlock Holmes.

Clique as imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Pode ler as primeiras páginas do livro aqui.

Eis a sinopse da editora:

Junta-te ao Sherlock Holmes, ao John Watson, à Martha Hudson e ao Baskerville, e entra nesta aventura alucinante. ELEMENTAR, MEU CARO AMIGO! ESTA É A ESCOLA MAIS INCRÍVEL DE SEMPRE! Durante a visita de estudo a um museu, a turma da Academia Baker Street depara-se com um mistério emocionante: um diamante valioso acaba de ser roubado! Apesar de o ladrão ser rapidamente apanhado pela polícia, e de o caso estar fechado, o jovem Sherlock não fica convencido… Será que a joia encontrada é mesmo a verdadeira? Se adoras um bom mistério, este é o livro perfeito para ti!

Academia Baker Street: Sherlock Holmes e o Diamante Desaparecido
Sam Hearn
Editora: Booksmile
Páginas: 176
Apresentação: capa mole (com oferta de bloco e lápis de detetive)
Dimensões: 130 x 198 x 13 mm
ISBN:  9789898849816
PVP: 9,99€

samhearnSam Hearn ilustra livros para crianças desde 2003. Esta é a sua estreia enquanto autor, e ele adorou a experiência de escrever e ilustrar um livro só seu. Sam vive em Londres e trabalha num estúdio antigo perto do fantástico rio Tamisa. Trabalha com outros criativos e designers, e gosta muito do que faz. As iniciais do seu nome são as mesmas do personagem de que ele mais gosta, Sherlock Holmes.

nota: imagens cedidas pela editora.

academia_baker_street

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.