Este mês prosseguem as más notícias da Panini em várias frentes, as quais não têm cessado desde fevereiro. Como tínhamos referido, com raras exceções de uma ou outra série (p.e., a série Turma da Mônica Extra) e especial (p.e., Clássicos do Cinema Especial #1: Hotel Transilmônica), que não foram exportadas para Portugal, a quase totalidade das revistas da Mauricio de Sousa Editora editadas pela Panini têm vindo a ser ininterruptamente distribuídas nas bancas portuguesas.
A única série na qual se verificaram problemas até há 2 meses tinha sido a elogiada Graphic MSP, uma vez que, dos primeiros 10 números, apenas foram distribuídos 5 (Graphic MSP #1, 2, 4, 9 e 10) e sempre com bastante atraso.
Para os leitores e colecionadores das revistas da Turma da Mônica e companhia, a situação entretanto agravou-se. Em fevereiro, não foi distribuído o Almanaque do Cascão #58 e em março não se distribuíram as revistas Cebolinha #16 e Mônica #16 (foram distribuídos, ao invés, os números 17), tendo a Panini confirmado ao Bandas Desenhadas que o Almanaque do Cascão #58, Cebolinha #16 e Mônica #16 não serão distribuídos em Portugal.
Este mês, há novamente revistas em falta. As revistas Cebolinha #18 e Mônica #18 não são distribuídas. Ao invés, distribuem-se os números 19 dessas revistas. Deste modo, totalizam-se neste momento em 2 os números não distribuídos de cada uma dessas séries. Segundo a Panini, a razão prende-se novamente com a inexistência de stock devido à não devolução das revistas que foram distribuídas nas bancas brasileiras, o que mais uma vez confirma não ter existido o cuidado de acautelar a não distribuição no Brasil da quantidade de revistas a exportar para Portugal. Quanto ao Almanaque do Cascão, cujo #58 não tinha sido distribuído em fevereiro, tem a distribuição do #59 prevista para este mês, contabilizando o total de 1 número em falta dessa série até ao momento.
Em 3 meses, após anos de um serviço quase sem falhas, já se totaliza em 5 o número de revistas das séries regulares da Mauricio de Sousa Editora que não são exportadas para Portugal. São más notícias para os leitores e colecionadores portugueses, os quais deixaram de ter garantias de que todos os números de uma determinada série da Mauricio de Sousa Editora serão distribuídos em Portugal.
Entretanto, com o término das séries Mónica y su Pandilla e Monica’s Gang, as versões espanhola e inglesa da revista Turma da Mônica, que atingiram o número 65 no mês passado, iniciam-se em Portugal, com 17 meses de atraso em relação às demais revistas distribuídas em Portugal, as séries substitutas Mónica y sus amigos e Monica and Friends.
Clique nas imagens para visualizar em toda a extensão as capas das revistas com distribuição em abril:
Sob a forma de listagem:
– Almanaque da Mônica 59
– Almanaque do Cascão 59
– Almanaque do Cebolinha 59
– Almanaque Temático 39: Cebolinha e Franjinha – Invenções
– Cascão (2.ª série) 17
– Cebolinha (2.ª série) 19
– Chico Bento (2.ª série) 17
– Chico Bento Moço 36
– Clássicos do Cinema 54: Eparódia II: Sotaque dos Clones
– Magali (2.ª série) 17
– Mônica (2.ª série) 19
– Monica and Friends 1
– Monica y sus Amigos 1
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 108: Esportes Paraolímpicos
– Turma da Mônica (2.ª série) 17
– Turma da Mônica Jovem 99
nota: imagens cedidas pela editora.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Desde que tragam a Turma da Mônica Jovem e o Chico Bento Moço, por mim não há problema que eu só colecciono essas duas. 😀
Olá Samuel! Já conseguiu encontrar essas revistas? Estou a tentar encontrar mas todos dizem que não foram distribuídas 🙁
Olá, Miguel!
Essas 2 revistas ainda não foram distribuídas. Para saber que revistas são distribuídas diariamente, consulta a nossa checklist mensal (os títulos a azul são os que já foram distribuídos).
Boas leituras,
Olá Nuno! Só perguntei porque numa grande quantidade de papelarias da zona do Porto têm-me dito que a Panini este mês não distribuiu nada da MSP. Vamos lá ver se esta semana o cenário já muda! Obrigado! 😉
Olá, Miguel!
Entretanto, podemos garantir que já foram distribuídas todas as publicações da Mauricio de Sousa Editora, inclusivamente no Porto.
Boas leituras!
Muito obrigado Nuno! Um abraço! 🙂