No próximo dia 11 de maio chega ao fim a coleção No coração das Trevas DC, com a publicação do décimo volume intitulado Universo DC: Mal Eterno 2, da autoria de Geoff Johns e David Finch.

No entanto, os leitores da DC Comics terão de aguardar somente 15 dias para que se inicie uma nova colecção da Levoir com o jornal Público, desta vez composta somente por 5 volumes e totalmente dedicada à Mulher Maravilha, a propósito da estreia cinematográfica do filme homónimo no mês seguinte.

Quanto a Mal Eterno 2,  compila os últimos 2 números da minissérie Forever Evil, da autoria de Geoff Johns e David Finch, originalmente publicados nos EUA em maio e julho de 2014, bem como as repercussões que este megacrossover teve na Liga da Justiça publicadas em Justice League (vol. 2)#30-33, escritos por Johns mas desenhados por Doug Mahnke e Ivan Reis (este último, apenas parcialmente o #30, bem como a capa do volume da Levoir). Ao contrário da série principal, estas 4 bandas desenhadas já tinha sido distribuídas em Portugal através da importação das revistas brasileiras Liga da Justiça (Os Novos 52) #31-34.

Concluída a edição portuguesa de Mal Eterno, vamos detalhar um pouco mais a extensão deste megacrossover, que os leitores das revistas brasileiras importadas da Panini conhecem como Vilania Eterna, tendo alguns tie-ins e sagas paralelas sido importados para Portugal, a qual, por sua vez, é uma continuação da saga Trinity Wars (Guerras da Trindade no Brasil).

Os portugueses só tiverem acesso a 5 dos 11 comics que constituem a Trinity Wars, publicados nas revistas Liga da Justiça (Os Novos 52) #22-24, uma vez que os restantes foram publicados numa série não exportada para Portugal, Constantine.

Regressando a Mal Eterno, para além da minissérie principal os EUA foram editadas 3 minisséries e 1 one-shot:

Forever Evil: A.R.G.U.S: foca-se em Steve Trevor e um grupo de agentes A.R.G.U.S.; as revistas brasileiras onde foi publicada esta minissérie não foram exportadas para Portugal; informa-se os leitores interessados que essa BD está compilada num TPB norte-americano

Forever Evil: Arkham War: foca-se nos vilões do Batman; os portugueses puderam ler essa minissérie nas revistas A Sombra de Batman (Os Novos 52) #25-29.

Forever Evil Aftermath: Batman vs. Bane: este one-shot foi publicado A Sombra de Batman (Os Novos 52) #30.

Forever Evil: Rogues Rebellion: foca-se na Galeria de Vilões; as revistas brasileiras onde foi publicada esta minissérie não foram exportadas para Portugal; informa-se os leitores interessados que essa BD está compilada num TPB norte-americano.

A nível de tie-ins de Forever Evil aconteceram em diversas revistas, em especial em:

  • Justice League #24-29: os portugueses puderam ler esses comics nas revistas brasileiras Liga da Justiça (Os Novos 52) #25-29;
  • Justice League of America #8-13: os portugueses puderam ler esses comics nas revistas brasileiras Liga da Justiça (Os Novos 52) #25-29;
  • Suicide Squad #24-29: as revistas brasileiras onde foi publicada esta série não foram exportadas para Portugal; informa-se os leitores interessados que essa BD está compilada num TPB norte-americano.

Paralelamente a Mal Eterno, foi ainda publicado nos EUA o crossover Forever Evil: Blight, publicado em diversos números das séries Constantine, Justice League Dark, Trinity of Sin: Pandora Trinity of Sin: The Phantom Stranger. Estas BD não foram distribuídas em Portugal, estando compiladas em 4 TPB norte-americanos.

Registe-se ainda que em conjunto com o primeiro número de Forever Evil, decorreu o Villain’s Month, com 52 revistas com títulos de vilões e capas lenticulares 3D a substituir as revistas mensais habituais, sendo que alguns eram one-shots e outros tie-ins com Mal Eterno. Essas BD foram posteriormente reunidas no volume DC Comics The New 52 Villains Omnibus.

Posteriormente a Mal Eterno, nas revistas supramencionadas, bem como outras (p.e. Teen Titans), decorreram as consequências deste crossover, estando as da Liga da Justiça, como mencionado, publicadas no segundo volume da Levoir.

Clique nas imagens para as visualizar as imagens de Mal Eterno 2 em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O último volume da Colecção No Coração das Trevas DC, a segunda parte da saga iniciada no anterior, é também dedicado a Lex Luthor. Quem é ele? O vilão? Um herói? Ou algo inteiramente diferente? Ele é o mais improvável dos defensores a erguer-se para salvar a humanidade de uma invasão extra-dimensional e é também a sua única esperança.

O mundo caiu sob o domínio do misterioso e mortal Sindicato do Crime, uma réplica distorcida e maléfica da Liga da Justiça vinda de uma Terra paralela, e os seus maiores heróis estão desaparecidos e não podem lutar contra os invasores… será Luthor a procurar salvar o mundo.

Uma saga de redenção que representa uma etapa inédita na história do mais famoso arqui-inimigo do Super-Homem.

nota: imagens cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.