Como tínhamos anunciado, o Juvebêdê n.º 68 foi lançado no passado dia 25 de abril, por altura da inauguração da exposição Juvebêdê – 20 Anos em Imagens.

Trata-se de um número deveras especial, alusivo à efeméride, que funciona também como um catálogo parcial da exposição. Entre as curiosidades, encontra-se a banda desenhada Encontro de Ideias da autoria de Ricardo Ferrand, onde nasceu o boneco que passou a integrar o símbolo do Juvebêdê. E fica a promessa de em números futuros serem reeditadas as pranchas e tiras de banda desenhada de autores portugueses e estrangeiros.

Para além de uma galeria com todas as capas anteriores e outros apontamentos, a maioria das páginas que constituem este número são os autógrafos desenhados por autores nacionais e estrangeiros entre 1997 e 2016, com a legenda identificativa das circunstâncias que permitiram as diferentes dedicatórias, tendo a maioria deles já sido publicados em números anteriores do Juvebêdê.

Eis a sinopse deste número:

E, assim, sem quase darmos por isso, passaram 20 anos desde a publicação do Juvebêdê número um, em Abril de 1997, que começou por ter apenas quatro páginas, como suplemento do Juvernal, da Associação Juvemedia. Tudo teve início com a paixão do Miguel Coelho pela banda desenhada, partilhada também por Carlos Cunha, que cedo começou a participar neste fanzine em forma de revista. Mais tarde, juntou-se a Alexandra Sousa, na ajuda a traduções, entrevistas e fotografias. Hoje em dia, a equipa é composta apenas pela dupla destes dois últimos elementos que, com um enorme gosto pela nona arte, escrevem e editam a publicação quatro vezes por ano e gerem diariamente o blogue com o mesmo nome, assim como a página do facebook e do Instagram.
Ao longo de duas décadas e 67 edições, o Juvebêdê tem inúmeras recordações para partilhar com os seus leitores. Ilustrações/autógrafos inéditos de grandes autores nacionais e internacionais, fotografias, entrevistas, números especiais, bandas desenhadas inéditas, exposições, momentos inesquecíveis. Algumas destas recordações iremos publicar ao longo das edições deste ano mas muitas delas serão reunidas na exposição Juvebêdê – 20 Anos em Imagens, que estará patente de 25 de Abril a 6 de Maio na Livraria Ler devagar, na LX Factory, em Lisboa, e também neste número especial, cujas páginas constituem para nós um verdadeiro tesouro.

nota: imagem cedida pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.