O sexto volume da coleção LowCCCost, editado por Marcos Farrajota, com arranjo gráfico de Joana Pires e publicado pela Chili Com Carne, é da autoria de Francisco Sousa Lobo. De seu título Deserto /Nuvem, trata-se de um split-book.
O lançamento está agendado para o dia 10 de junho de 2017, às 19h00, na Feira do Livro de Lisboa (pavilhão C39), com a presença do autor.
Eis a sinopse da editora:
1 claustro vazio em Évora
1 ordem católica de silêncio e solidão
1 inquérito espiritual
2 livros num só
20 cartas sem resposta
Muitas visitas do autor em dúvida
Deserto e Nuvem são obras de longo curso que examinam a forma de vida na Cartuxa de Évora, onde alguns monges resistem aos costumes do mundo, em absoluto silêncio e solidão. Serve este exame de pretexto para focar a própria natureza da fé humana, do apego às coisas do mundo, do que nos faz sentido.
Deserto é composto de uma única narrativa centrada numa semana passada junto a Scala Coeli (escada do céu), que é como se chama a Cartuxa de Évora. É um livro quase jornalístico.
Nuvem é composto de 20 cartas endereçadas a um monge cartuxo, e pode ser lido como uma resistência contra ambos os extremos que circundam a fé – o extremo que sabe que Deus não existe, e o extremo que se contenta com absurdos.
Sobre o autor:
Chamo-me Francisco Sousa Lobo, tenho 43 anos e vivo no Reino Unido, entre Londres e Falmouth, onde ensino ilustração e faço banda desenhada. Já estive do lado dos católicos e dos que renegam as raízes católicas. Agora ando sossegado, sentado numa espécie de muro baixinho, a ler Simone Weil e Kierkegaard. A perspectiva que tenho de cima do muro é curiosa. Tão curiosa que me deu para escrever sem ver que três ou quatro anos se passaram nisto.
Deserto / Nuvem
Francisco Sousa Lobo
Editora: Chili Com Carne
Coleção: LowCCCost n.º 6
Páginas: 64 páginas impressas a 1 cor e 124 impressas a 2 cores
Formato: split-book, 16,5x23cm
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.