Este mês, a Asa reeditou o 47.º título da série Lucky Luke. Denominado O Tesouro do Dalton, tem a autoria de Morris (1923-2001), com a colaboração de Vicq (1936-1987) no argumento. Trata-se da primeira vez que a Asa edita esta BD.

Esta banda desenhada, originalmente publicada em 1979 no jornal VSD e em 1980 em álbum com o título Le magot des Dalton, tinha sido serializada em Portugal nas revistas Tintin (14.º ano) e Flecha 2000 e publicada em álbum pela Meribérica com o título O Esconderijo dos Dalton.

Eis a sinopse da editora:
Através de um companheiro de cela, os Dalton ficam a saber que há um enorme tesouro em Red Rock Junction. Atraídos pela perspectiva de um enriquecimento rápido e fácil, os Dalton evadem-se em busca do tesouro, mas infelizmente deparam com um estabelecimento prisional construído exactamente no sítio onde se encontra o saque! Os Dalton tentam então ser presos e levados para essa prisão mas, para sua grande surpresa, isso revela-se mais difícil do que seria de supor! E, além disso, Lucky Luke está no seu encalço para os levar de volta à prisão de onde eles se evadiram…

VICQ
Vicq é o pseudónimo de Antoine Raymond, autor belga de BD. Embora conhecido sobretudo como argumentista de BD, Vicq foi também desenhador. Aliás, a sua carreira inicou-se nos anos cinquenta do século passado justamente com a execução de desenhos humorísticos para diversas revistas, como Le Rire ou Hara-Kiri. Escreveu uma grande quantidade de argumentos para BD da revista Spirou, não hesitando em retomar séries já existentes como Le vieux Nick (com Remacle), Sophie (com Jidéhem), La Ribambelle (com Roba), Boule et Bill (com Roba), Gaston Lagaffe (com Franquin) ou Téophile et Philibert (com Paul Deliège). Para além disso, colaborou várias vezes com Greg, participando em episódios de Zig et Puce e de As. Ambos, realizaram igualmente Constant Souci, para a revista Tintin, onde Vicq virá posteriormente a assinar o argumento de variadíssimos gags de Taka Takata, com desenho de Jo-El Azara. Devem-se-lhe ainda alguns argumentos de Lucky Luke (com Morris) e um álbum de Jacky et Célestin (com Peyo e Walthéry), o que faz de Vicq um dos argumentistas incontornáveis da escola belga.

MORRIS
Nascido em 1923, em Kortrijk (Bélgica), Maurice de Bévère, conhecido como Morris, foi um dos pais-fundadores da BD. O seu pseudónimo alude à pronúncia francesa do seu primeiro nome. Após uma rápida passagem pelo curso de Direiro, inscreve-se num curso de Desenho de Jean Image, onde também aprende a técnica de animação. Pouco depois ingressa na Compagnie Belge d’Actualités, um estúdio de desenhos animados, onde conhece André Franquin, Eddy Paape e Peyo. Em 1945 é contratado para ilustrar a revista humorísitica Le Mousquite, de que virá a assinar mais de 250 capas. É nesta altura que decide optar pelo pseudónimo de Morris para assinar o argumento e os desenhos das primeiras aventuras de Lucky Luke, repletas de humor. Estas aparecem pela primeira vez, sob o título Arizona 1880, no Almanach Spirou 1947. Graças ao traço simples, mas muito expressivo e eficaz, do seu criador, Lucky Luke rapidamente se transforma numa das figuras incontornáveis da BD mundial. Entre 1948 e 1955, Morris percorre os EUA com os seus amigos Franquin e Jijé e aí conhece a equipa da revista Mad: Harvey Kurtzman, Jack Davis e Wallace Wood. Em Nova Iorque conhece René Goscinny, com quem trabalhará em conjunto até à morte de Goscinny em 1977. desde então, vários outros argumentistas trabalharam com Morris. As aventuras de Lucky Luke estão traduzidas em cerca de trinta línguas e com vendas totais de várias centenas de milhão de exemplares. Em 1990, Morris funda a Editora Lucky Productions, entretanto transformada em Lucky Comics, no âmbito de uma parceria com as Éditions Dargaud. A 27 de junho de 1992 foi galardoado com o Grande Prémio especial “20.º Aniversário” do Festival Internacional de BD de ANgoulême. Morris faleceu a 17 de julho de 2001, com 77 anos.

Lucky Luke: O Tesouro dos Dalton
(Lucky Luke 47: Le magot des Dalton)
Vicq & Morris
Editora: Asa
Páginas: 48
Encadernação: capa dura
Formato: 227 x 295 x 8 mm
ISBN: 9789892339184
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.