As narrativas gráficas baseadas no videojogo Minecraft não são propriamente uma novidade para os leitores nacionais. Afinal, nas bancas, foram distribuídos entre abril e julho do ano passado os primeiros 4 números das revistas brasileiras Minecraft Comics: A Lenda de Herobrine, editados pela chancela Tambor Quadrinhos, cuja importação foi entretanto cancelada.

O videojogo Minecraft, originalmente criado pelo programador sueco Markus “Notch” Person e posteriormente desenvolvido e publicado pela Mojang, completou 5 anos de idade em novembro do ano passado, tendo, entretanto, se tornado um fenómeno de popularidade, não só na indústria de videojogos, mas na cultura popular em geral, e gerado os mais diferentes produtos de merchandise.

No mercado livreiro, pode-se dividir os livros dedicados ao universo Minecraft, grosso modo, em técnicos – com guias, truques e dicas sobre o videojogo – e de ficção. Portugal não escapou a esta tendência mundial nem numa vertente nem noutra. A nível da ficção, mais do que uma editora portuguesa tem apostado na literatura juvenil, com aventuras ambientadas naquele universo.

A Planeta Manuscrito tem publicado quer livros de ficção, quer livros técnicos. Nestes últimos, encontram-se os livros de Megan Miller, autora bestseller do New York Times, nascida em Talara, no Peru, e que cresceu em Miami, Barcelona e nos subúrbios de Londres, antes de regressar aos EUA, onde reside.

Autora de diversos livros sobre Minecraft, Em Busca da Maçã Perdida, publicada em Portugal pela Planeta no início do ano, é o seu primeiro livro de ficção, tendo Miller optado pela linguagem da banda desenhada na construção da sua narrativa gráfica. As imagens foram criadas com o Mine-imator, um programa de animação 3D para o universo Minecraft desenvolvido pelo sueco David Nordgren.

Eis a sinopse da editora:

Phoenix sonha ver o mundo para além das muralhas que rodeiam a sua aldeia. Um dia, arrisca-se a saltar para fora do muro – só um saltinho, para ver a floresta em redor, de que ouviu contar tantas histórias. É uma floresta mágica, mas o passeio proibido de Phoenix liberta um monstro que ataca o seu irmão mais novo, Xander. Ele sobrevive, mas fica transformado num morto-vivo, num zombie! Agora, Phoenix não tem alternativa, vai ter de vencer inimigos traiçoeiros, quer de noite quer de dia. E também vai ter de vencer os seus próprios medos. Isto, se quiser encontrar a maçã dourada encantada, que é a única esperança de fazer o seu irmão regressar ao normal. Uma novela gráfica recomendada para os mais novos, que são fãs e jogadores do mais famoso videojogo. 

Megan Miller é escritora e editora, autora de Truques para Minecraft, best seller do The New Yor Times. Desde o Minecraft 1.2 que anda a atirar olhos de enderman para encontrar esconderijos, a construir pirâmides de cana-de-açúcar e a procurar formas sorrateiras para matar mobs sem morrer também.

Em Busca da Maçã Dourada
Megan Miller
Editora: Planeta
Páginas: 192
Encadernação: capa mole
Formato: 15,3 x 22,9 cm
ISBN: 978-989-657-893-0
PVP: 12,99€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.