Leitores à caça das revistas Mauricio de Sousa pelos diferentes pontos de venda de periódicos e localidades. Caçar fantasmas parece mais fácil…

Com a suspensão da atividade da Distrinews II, 2 editoras de banda desenhada cuja distribuição é realizada exclusivamente nos pontos de venda de periódicos viram-se privadas da possibilidade de colocarem à venda as suas publicações – a Salvat e a Panini Brasil.

Das duas, a Panini é a primeira a resolver esta situação, com a contratualização da VASP, detentora atualmente do monopólio de distribuição em bancas.

As revistas da Panini Brasil tiveram a sua distribuição iniciada a 23 de setembro. Da listagem que a Panini revelou distribuir este mês não se encontra a revista não distribuída em agosto Turma da Mônica Jovem #3, tendo o #4 sido distribuído este mês pela VASP. Apesar da revista ter sido importada para Portugal, teme-se que o 3.º número da série não venha a ser distribuído, em especial porque se tratava de um atraso da antiga distribuidora.

Tal como aconteceu com as revistas da Marvel e da DC da Panini Brasil, a sensação de caos entre os leitores das revistas de Mauricio de Sousa seria expetável. Com a mudança de distribuidora, a organização da distribuição do reduzido número de exemplares das revistas coube obviamente à nova distribuidora, a qual não tem dados sobre os locais de venda anteriores. Essa é a principal razão porque alguns pontos de venda de periódicos que sempre receberam todas as publicações da Panini Brasil, não receberam nenhum; que outros que costumam receber um grande número de exemplares, receberam poucos exemplares de algumas séries; ou que uns pontos de venda tenham recebido umas séries, enquanto outros receberam outras, espartilhadas pelos mais diferentes pontos de vendas e localidades.

Se com a antiga distribuidora, o calendário de distribuição anunciado pela Panini não era cumprido, também com a VASP se verifica o mesmo incumprimento. Teoricamente, a distribuição terminaria a 26 de setembro mas, por exemplo, só posteriormente o Almanaque da Turma da Tina #21 chegou às bancas.

Dada a difícil relação da VASP com os leitores, também era expetável que a distribuidora fornecesse diretamente pouco auxílio àqueles que a contactaram. Temos conhecimento de algumas respostas-padrão fornecidas aos leitores que não encontram as revistas à venda, como a seguinte: “Informamos que poderá dirigir-se a um ponto de venda perto da sua localidade e questionar se vende”.

Apesar de caricata, esta resposta é aquela aconselhamos aos leitores no que toca às revistas distribuídas este mês. Continuar a procurar e procurar e procurar… Dado o historial de pouco sucesso em se obterem números atrasados das publicações brasileiras, a demanda contínua durante este mês será provavelmente mais eficaz que solicitar ao ponto de venda habitual que encomende à VASP os exemplares de setembro – a maioria das revistas já estão distribuídas, haveria que aguardar pela sua recolha e nem sempre tais pedidos são atendidos.

Entretanto, é importante que os leitores solicitem no seu habitual ponto de venda de periódicos que estes peçam à VASP que lhes passe a remeter as séries que pretendem ou, se já as enviam mas em número insuficiente para as solicitações dos clientes, que lhes remetam um maior número de exemplares. Esta é a estratégia que recomendamos para que consigam obter as revistas de outubro.

Sem mais delongas, eis a apresentação das revistas planeadas para este mês:

– Almanaque da Magali 61
– Almanaque do Chico Bento 61
– Almanaque do Louco 12
– Almanaque Turma da Tina 21
– Cascão (2.ª série) 22
– Cebolinha (2.ª série) 24
– Chico Bento (2.ª série) 22
– Chico Bento Moço 41
– Graphic MSP 8: Turma da Mônica – Lições (Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi)
– Magali (2.ª série) 22
– Mônica (2.ª série) 24
– Monica and Friends 7
– Monica y sus Amigos 7
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 113: Internet e Estresse Infantil
– Turma da Mônica (2.ª série) 22
– Turma da Mônica Jovem (2.ª série) 3 [não distribuído em agosto]
– Turma da Mônica Jovem (2.ª série) 4

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.