“O Ateneu” de Marcello Quintanilha é o mais recente lançamento da editora Polvo. A apresentação está prevista para dia 4 de novembro, pelas 15h, no festival AmadoraBD com a presença de Marcello Quintanilha e do editor, Rui Brito. Às 16h o autor fará uma visita guiada à sua exposição, “O cronista Quintanilha”, que inclui pranchas originais dos seus livros “Tungsténio“, “Talco de vidro“, “Fealdade de Fabiano Gorila” e “O Ateneu”. As sessões de autógrafos estão agendadas, na zona comercial do evento, para dia 4, das 17 às 18h30 e para dia 5, das 15 às 18h.

A banda desenhada baseia-se no clássico da literatura brasileira homónima, da autoria de Raul Pompeia (1863-1895), tendo sido originalmente publicado na série “Clássicos Brasileiros em HQ“, da Editora Ática, em 2012. O livro encontra-se à venda no AmadoraBD desde outubro.


Eis a sinopse da editora:
Sérgio, de 11 anos, tem de largar os brinquedos, o conforto caseiro e o carinho dos pais, para iniciar uma nova fase da sua vida: o internato. É por isso matriculado no renomado Ateneu, comandado pelo ilustre director Aristarco, uma figura ostensiva e luxuosa. Se a princípio se deslumbra com a aura de excelência que envolve o colégio, depressa se vê sozinho num ambiente que lhe é estranho. Um sistema repressor que fomenta a hostilidade entre estudantes faz com que as suas ilusões rapidamente se esfumem. Sérgio tem de ser forte o bastante e aprender a lutar para se impor e sobreviver.

Não deixando de lado o texto original de Raul Pompeia, Marcello Quintanilha cria uma obra-prima em Banda Desenhada, adaptando com mestria o realismo crítico e o tom impressionista presentes no clássico da literatura brasileira.

O Ateneu
Marcello Quintanilha
Chancela editorial: Polvo
Páginas: 84 a cores e preto e branco
Encadernação: capa a 4 cores, com badanas
ISBN: 978-989-8513-73-1
PVP: 13,99€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.